desenho de moda fremplast  - Tipos de desenho de moda: você conhece todos eles?

O desenho de moda é essencial e insubstituível na construção de um projeto de design nesta área. O artigo “A representação gráfica do desenho no Design de Moda” aponta que para a elaboração e execução de um projeto de design nesta área são necessários vários elementos, entre eles, diferentes tipos de desenho de moda. O profissional também precisa compreender a importância e o conceito de cada uma dessas representações gráficas.

Croqui ou Desenho estilizado
Este é um dos primeiros tipos de desenho de moda de um projeto e representa a ideia do profissional sobre o que é a roupa e o caimento dela sobre um corpo. É utilizado com o objetivo de colocar as ideias no papel sem se preocupar com questões específicas sobre a peça, este é o momento da criação, do registro. Nessa etapa, os traços livres, soltos e dinâmicos se misturam nas mais diferentes combinações constituídas por formas e materiais.

Desenho de moda
Representa o produto final do projeto de Design de Moda de uma peça. O esboço da roupa se dá também sobre um corpo e aparece composta com diversos outros elementos além das vestimentas, como sapatos, colares, brincos, bolsas. Nesta fase, os desenhos são utilizados para a interpretação dos detalhes da roupa. Essa representação do produto final aparece mais funcional e informativo do que na etapa anterior, o que confere maiores detalhes às peças como cor, texturas, estampas, destacando detalhes importantes da peça.

Desenho Técnico
Representação direcionada para os setores de modelagem e costura a fim de servir de guia a esses profissionais para a confecção das roupas. O desenho técnico indica os cortes, costuras e complementos da peça de forma clara, objetiva e de fácil compreensão por toda a linha de produção. Devem obedecer a padrões que permitam a visualização e interpretação tanto para a confecção de apenas uma peça, como para confecção em escala industrial.

Ilustração de moda
Esse tipo de desenho é utilizado para representar os conceitos envolvidos na coleção/peças e pode ser utilizado no lugar da fotografia em editoriais de moda. É a representação da roupa confeccionada, da concepção da marca e apresenta uma imagem de moda diferenciada, utilizando diversos elementos gráficos e técnicas. Vale destacar que a ilustração de moda também pode ser utilizada como uma forma de registrar a moda de uma época.

Desenho de figurino
Essas imagens representam os trajes utilizados em produções artísticas, como no cinema e no teatro. Para poder criar as imagens, o profissional precisa dominar o enredo que será tratado na peça, traduzindo características do personagem. Deve também conhecer a época em que se passa a história para projetar peças que estejam de acordo com a proposta do roteiro. Para a construção desses desenhos, o designer precisa estar atento ao tipo físico dos atores, perfil psicológico do personagem, a sintonia do figurino com a iluminação, pois refletirá nas cores das peças.

 

42 Ideias de estampas para camisetas - 42 Ideias de estampas para camisetas

42 Ideias de estampas para camisetas

As vezes o que nos falta é só um pouco de inspiração! Por isso, no post de hoje, reunimos 42 Ideias de estampas para camisetas! Camisetas com o Brasil...

Leia Mais
preços na serigrafia

Fatores para a precificação na serigrafia

Você sente dificuldade em precificar seus produtos? No post de hoje vamos falar sobre alguns fatores para precificação na serigrafia. Veja agora fatores para a precificação na serigrafia: Estilo...

Leia Mais
brindes personalizados

Brindes para personalização que são sempr...

Confira brindes para personalização que não tem erro! Se você deseja que sua marca acompanhe as pessoas, se deseja presentear seu clientes com um brinde com a sua logo,...

Leia Mais