545203 a - Serigrafia alimentar

serigrafia alimentar

Você já pensou em desenvolver a serigrafia para produtos alimentícios? Chocolates, bombons, confeitaria, padaria, picolés, gelatinas e outras delícias podem ser decoradas usando o processo serigráfico. (É claro que sempre respeitando as normas alimentares).

Para a decoração de bolos e chocolates são usados os transfers de manteiga de cacau. É possível encontrar vários desenhos prontos para comprar, porém você mesmo pode fazer o seu adicionando as cores, padrões e tamanhos que você deseja. Quando terminar seu chocolate, além de gostoso, ele estará ainda mais atraente aos olhos agregando valor ao seu produto.

Se você precisa de uma grande quantidade, por exemplo 300 unidades, a impressão é feita com manteiga de cacau e corantes comestíveis em folhas de decalque, dica: se você usar o corante líquido é capaz que você endureça a manteiga de cacau.

Esta é a impressão indireta: Sobre a folha de decalque é espalhado o chocolate derretido. Depois de endurecido a imagem transfere-se para a superfície do chocolate e a folha de suporte deve ser retirada.

Outra alternativa é a impressão direta da manteiga de cacau e corantes comestíveis sobre os alimentos, que serão colocados sobre o tampo do sistema de impressão.

No eHow encontramos um passo-a-passo para você fazer a sua própria folha transfer de manteiga de cacau.

Você vai precisar dos seguintes materiais: folha de acetato, fita adesiva, estêncil de bolo, 12 xícara de manteiga de cacau, espátula, tesoura, bolacha wafer coberta com chocolate.

Instruções para folha transfer de manteiga de cacau:

  1. Coloque uma folha de acetato em uma bancada ou mesa. Prenda-a com fita para impedir que se mova.
  2. Posicione um estêncil de bolo em cima da folha de acetato.
  3. Aqueça meia xícara de manteiga de cacau no microondas por 15 a 30 segundos.
  4. Despeje a manteiga de cacau ao longo de uma borda do estêncil. Gentilmente deslize a manteiga de cacau sobre o estêncil com uma espátula. Faça com que a manteiga de cacau preencha todas as cavidades do estêncil.
  5. Permita que a manteiga de cacau se modele dentro de 15 minutos. Retire o estêncil do bolo da folha de acetato, e deixe a folha esfriar antes de continuar.
  6. Comece derretendo as bolachas wafers em uma tigela para microondas. Deixe no microondas durante 30 segundos, dê um intervalo, e aqueça novamente por 30 segundos e repita esse processo até que o chocolate derreta completamente. Você também pode derreter o chocolate em banho-maria.
  7. Corte as folhas de acetato em fatias com a tesoura para tornar mais fácil do chocolate derretido se moldar.
  8. Deixe que a manteiga de cacau comece a cristalizar ou a parecer “arenosa”. Despeje o chocolate derretido sobre a manteiga de cacau cristalizada, e alise com uma espátula. Marque a folha de transfer com uma faca afiada ou cortadores de biscoito quando o chocolate começar a secar. Inverta a folha de transfer para descascar o acetato.

Continue nos acompanhando também no Facebook e Twitter!

Fonte: Grafyarte

 

 

impressão e tintas UV

A impressão com tintas UV e suas vantagens

No post de hoje vamos falar um pouco mais sobre a impressão com tintas UV e te preparar para o próximo lançamento Fremplast: INK JET UV FLEXÍVEL. Mas, afinal,...

Leia Mais
page 01 8 - Dicas para escolher o moletom certo para sua marca

Dicas para escolher o moletom certo para ...

Como escolher o moletom certo para a sua coleção de inverno? Você deseja criar um produto de qualidade que irá ajudar a construir sua marca ou apenas produzir uma...

Leia Mais
prensa térmica

4 dicas na hora de trabalhar com uma pren...

No post de hoje vamos focar em dicas na hora de usar a sua prensa térmica para estampar que vão lhe ajudar a poupar dinheiro. As prensas térmicas são...

Leia Mais