tecidofremplast1 - Novos tecidos ampliam possibilidades da moda

As inovações decorrentes da indústria têxtil são a base para o trabalho de qualquer confecção. São poucas aquelas marcas que podem dar-se ao luxo de desenvolver tecidos compatíveis e/ou exclusivos para as suas demandas. Daí, surge a necessidade de conhecermos os lançamentos e tendências que os industriais têm apresentado.

Tecidos 3D – a onda que se iniciou nas mídias eletrônicas com fotos e filmes em 3D, já percorreu os ceramistas e agora chega aos tecidos. Seja de forma corrida ou localizada, as estampas 3D encarnam o animal print e as texturas, como o jacquard.

Tecidos com memória – esses novos tecidos são produzidos com polímeros que guardam um formato, como se tivessem uma espécie de memória, são a próxima tecnologia que deve entrar no mercado brasileiro. Chamados de SMP (Shape Memory Polymers), eles foram desenvolvidos na Universidade Politécnica de Hong Kong e devem ganhar corpo especialmente nas malhas de tricô. São aplicáveis a uma grande gama de texturas (de elásticas a rígidas, de líquidas a sólidas).

Tecidos Holográficos – após virar febre nos esmaltes, o aspecto holográfico apareceu em diversos desfiles pelas semanas de moda mundo a fora. Esse novos tecidos ganharam o gosto das fashionistas, blogueiras e aos poucos das celebridades. O visual é em geral bem luminoso e furta-cor.

Tecidos Ecológicos – A Enka de Colômbia é uma empresa comprometida com a responsabilidade social e a sustentabilidade e se tornou a líder em reciclagem PET na Colômbia. A empresa processa milhares de garrafas e transforma-as em produtos de alto valor agregado. A linha de produtos ecológicos, eko, inclui fibras, filamentos e resinas fabricadas a partir do PET.

Tecidos Tecnológicos – Fio Emana®, da Rhodia, é um fio de poliamida com minerais bioativos incorporados em sua matriz polimérica, que transformam o calor emitido pelo corpo em energia, através de raios infravermelhos longos. Resultado de quatro anos de intensas pesquisas, o fio melhora a microcirculação sanguínea e o metabolismo celular. Esses novos tecidos promovem a melhoria da termorregulação e da performance durante a atividade física, ao diminuir a fadiga muscular durante a realização de uma atividade esportiva.

Tencel® A100, da Lenzing Fibers, é de eficiente absorção de umidade, que contribui para manter estável a temperatura do corpo, conferindo ao tecido uma propriedade antibacteriana natural. A fibra também proporciona ao tecido um aspecto brilhante, favorecendo cores fortes e modernas. Feito a partir de matéria-prima biodegradável, sua produção é realizada com madeira certificada de fontes renováveis (eucalipto), em um ciclo mais simplificado, mais limpo e com baixa utilização de água.

O fio LYCRA® Xtra Life é o novo padrão para peças de moda praia e esportes aquáticos. Além de acabar com problemas comuns na qualidade dessas peças, como esgarçamento do tecido e perda da forma, é no combate aos efeitos do cloro que o fio traz uma notável diferença para o desempenho e vida útil da peça. O cloro presente nas piscinas deterioram rapidamente as fibras e o tecido, afetando a longevidade das peças, mas o fio LYCRA® Xtra Life resiste ao cloro, permitindo que as peças mantenham suas formas de 5 a 10 mais vezes que os elastanos sem resistência ao cloro.

 

Por Eduardo Vilas Bôas
Professor de Moda do Senac SP

depoimentos tintas fremplast

Trabalhos de Cientes com as Tintas Fremplast

Um post mais do que devido! Um post para enaltecer a todos aqueles que trabalham com as nossas tintas e depositam em nós a confiança para entregar os melhores...

Leia Mais
maios e biquinis em alta no verão 2021

Tendência Moda Praia Verão 2021

Hoje vamos falar das tendências para a Moda Praia neste verão! Confira algumas cores e estampas que prometem ser a sensação do Verão 2021. Atualmente, para a felicidade da...

Leia Mais
dicas para lojas de serigrafia

Dicas de negócios para serigrafia

Hoje vamos com 3 dicas de negócios para serigrafia para você melhorar a sua loja! São dicas simples de negócios que fazem muita diferença no dia-a-dia. Confira agora as...

Leia Mais