tinta serigrafica fremplast - Linha de Produtos Ecológica HSF a base solvente, indicada para painéis de linha branca e automotiva
A Fremplast fornece produtos para empresas multinacionais exportadoras. O Rohs – código de conduta ecológica adotado na Europa e alguns paises da America do Norte – bane a existência de metais pesados nas tintas. A linha Eco desenvolveu a isenção total.
Linha Eco, bem aceita no exterior, começa a ganhar espaço no Brasil.
A linha HSF da Fremplast é 100% ecológica isenta de PVC e principalmente de metais pesados, sendo à mesma formulada a  base de polímeros acrílicos e pigmentos orgânicos. O que permite a pigmentação nas tintas comuns são metais, isto é, pigmentos inorgânicos, compostos por chumbo, bromo, entre outros tantos. As tintas Eco possuem pigmentos de base orgânica, como a fitalocianina, por exemplo. A fórmula da Eco é, portanto, ligeiramente diferente, mas seu uso é igual a qualquer outra tinta. Sua gama de cores também é igual à outra. 
 
Já existe a tendência de se banir PVC das tintas também. O desenvolvimento de uma linha assim é um passo à frente que a Fremplast está procurando dar.
 A linha Eco ainda é direcionada mais para produtos exportados, como painéis de automóveis, brinquedos e eletrodomésticos de linha branca. A empresa acredita que logo a consciência venha a tomar parte dos mercados brasileiros, como o da comunicação visual e outros mercados. 
 
  No Brasil, o valor agregado de um produto ecologicamente correto ainda não surte muito efeito, mas na Europa é exigência. A tecnologia já está disponível aqui, mas foi desenvolvida por iniciativa totalmente privada. 
 
 Sobre o que polui ou não, o Brasil não possui legislação a respeito. Não há uma cobrança estatal, como na Europa, onde isso é forte. Hoje, a fiscalização ocorre por conta do controle de qualidade das indústrias, por isso a importância de se adquirir produtos de procedência, de empresas idôneas. Apesar do valor da tinta não influenciar tanto no valor final de um produto, nunca se sabe o que um de má qualidade tem de economia. Já pensou seu filho colocando um brinquedo com tinta carregada de chumbo na boca? A Fremplast está isenta desse problema e tem laudos técnicos para apresentar a seus clientes. 
Por: Renato Resende – Gestor Fremplast da Linha Solvente e UV
tintas para tie-dye

Saiba mais sobre a moda tie-dye

Tie-dye é um termo moderno inventado em meados da década de 1960, porém a técnica é muito mais antiga. O processo de tie-dye normalmente consiste em dobrar, torcer e amarrar...

Leia Mais
conversa de serigrafia com Souza

Papo de Serigrafia – Souza, Jornal ...

Hoje trazemos mais um vídeo espetacular que faz parte do nosso projeto: Papo de Serigrafia! Pensa num vídeo com conteúdo. Pensou? Então é só dar o play. Nosso convidado...

Leia Mais
tendências internacionais

Tendências Internacionais para ficar de olho

No post de hoje vamos falar de duas tendências internacionais para você abrir os olhos e já identificar se tem a ver com o seu público e, caso seja...

Leia Mais