serigrafia - Dicas para montar uma empresa de serigrafia

Se você chegou a esse conteúdo é porque já conhece, pelo menos um pouco, e se interessa pelo universo da serigrafia. Porém, esse interesse aumentou e passou a ser uma possibilidade de um novo negócio. Ótimo! (No entanto, caso você queira saber um pouco mais sobre o termo, acesse: Serigrafia dá riqueza de cores a acessórios).

Sabemos que com a chegada da sublimação, a serigrafia tradicional sofreu um grande impacto, todavia ela ainda possui grandes atrativos que a mantém no mercado como o fato de ser um procedimento relativamente barato e por ser utilizada em uma grande diversidade de objetos, sendo assim uma ótima escolha para quem deseja começar a empreender e possui bastante criatividade.

Seguem alguns exemplos de objetos para personalizar com serigrafia a baixo custo e alta qualidade: canetas, pastas, papéis de carta, porta lápis, isqueiros, rótulos de produtos, sinalização de veículos, interior de lojas, uma infinidade de brindes e até mesmo CD´s.

Antigamente a serigrafia era mais restrita, porém quem abre uma Oficina de Serigrafia hoje em dia tem que interagir com outras áreas, como a Comunicação Visual, e tecnologias mais modernas, como a Imagem Digital.

Como qualquer outro empreendimento é importante realizar uma pesquisa antes da decisão de abrir a sua empresa. É preciso saber quem serão seus possíveis clientes e os perfis que eles possuem (poder aquisitivo, hábitos de compra, faixa etária, escolaridade, sexo, hábitos de mídia e etc) além de conferir também quem são seus concorrentes e descobrir onde eles estão falhando para que você possa oferecer soluções atrativas aos futuros clientes.

Com a pesquisa feita é hora de realizar um plano de negócio, nesta parte você irá estudar a localização do seu negócio, investimentos que devem ser feitos, público-alvo e etc. Lembre-se que o tamanho de seu investimento e, portanto, tamanho da empresa irão designar os públicos que você irá atender e vice-versa. Afinal, uma empresa pequena poderá atender clientes particulares e uma empresa maior atenderá outras empresas.

As melhores épocas do ano para este negócio são as festas de final de ano, as datas comemorativas e os grandes eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. (Aliás, que tal acessar nos post: Como o Mundial de Futebol movimenta o comércio no Brasil?).

Mais uma dica importante que temos é sobre a localização! Se seu foco for o ambiente online, aceitando encomendas e com um forte e-commerce, a sua localização física fica em segundo-plano e você deve mesmo é investir no site, nos anúncios e conteúdos online. Porém se você deseja que seus clientes conheçam seu estabelecimento é importante que você esteja num bairro comercial onde há grande movimentação de pessoas. Se estabelecer próximo de gráficas de banner e panfletos pode ser bastante interessante já que possuem uma ligação com o seu ramo de atuação e vocês podem estabelecer parcerias na indicação de clientes.

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Fontes: Sebrae, Novo Negócio

 

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