Todos sabemos que a função da propaganda e do marketing é atrair cada vez mais clientes para as empresas, no entanto é fundamental entender que tão importante quanto conquistar novos consumidores é manter clientes atuais. Que tal conferir algumas dicas de como fazer isso?

Dicas para fidelizar seus clientes:

Para começar, manter seus clientes costuma ser ainda mais barato do que atrair novos, uma vez que você não precisa investir dinheiro para que ele conheça a sua empresa. A primeira regra básica para que seu cliente não te abandone é o atendimento. Com um atendimento de qualidade você, com certeza, pode se diferenciar da concorrência e seu consumidor não sentirá a necessidade de buscar novas empresas, afinal ele é bem tratado e confia em você.

Com um relacionamento a longo prazo você conhece melhor cada cliente e pode tratá-lo de forma personalizada. Tem clientes que apreciam um entrega rápida, outros que preferem um desconto à vista e até mesmo aqueles que gostam de brindes. É claro que manter um padrão de atendimento é importantíssimo, o padrão tem que ser a excelência, mas não significa que você deva tratá-los todos iguais. Uns gostam de bater papo e outros gostam de agilidade. Se adapte às características de cada um.

Todos os seus canais de comunicação funcionam? Funcionam muito bem? Você não precisa ter 10 canais de comunicação com os seu clientes, porém se você tiver é melhor que esses 10 canais estejam funcionando perfeitamente. É primordial que seu cliente consiga se comunicar com você da forma mais simples e confortável possível.

Trabalhe o seu pós venda. Não adianta um cliente satisfeito na hora da compra que depois é renegado caso algo tenha saído errado. Com certeza ele irá reconhecer seu esforço ao ajudá-lo e isso contará muitos pontos a favor.

Você também pode oferecer alguns mimos aos seus clientes: brindes no final do ano como chaveiros, agendas ou calendários. Outro diferencial é criar programas de fidelidade onde o consumidor possa acumular pontos para trocar por descontos ou mesmo promoções especiais no mês de aniversário.

São muitas as ideias que você pode colocar em ação para conquistar a cada dia seus clientes mais antigos, mas lembre-se: no atendimento você não pode falhar!

Ps: Lembre-se também que a propaganda boca a boca é a melhor que existe.

Ps2: Caso não tenha visto, aproveite para ler o post Como vender mais?

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