Designer de estampas: profissão

Designer de estampas: profissão

Criatividade, bom gosto, ter referências e saber entender o cliente. Essas são algumas das características básicas que um profissional de design de estampas precisa ter.

É claro que não é só isso. No entanto essas características são fundamentais para quem realmente deseja investir em um curso e trilhar uma carreira no ramo. O conhecimento e domínio de algumas ferramentas e softwares serão fundamentais no dia-a-dia da profissão, porém as ferramentas são aprendidas e dominadas com a prática, já a vontade e o entendimento de traduzir uma coleção em desenhos são mais intuitivos.

Também é importante dizer que o trabalho de um designer de estampas ultrapassa o mundo fashion. Para incorporar conceitos, tendências e contar histórias através de seus desenhos é importante que o profissional expanda seu conhecimento em história, atualidades, biologia, botânica, literatura, cinema e tantas outras áreas.

Para se qualificar existem diversos cursos e graduações. Cursos técnicos de 2 anos, graduação em moda, pós-graduação em estamparia. São diversos caminhos que você pode escolher para garantir a sua profissionalização. Técnicas de desenho também são muito bem vindas uma vez que uma das formas mais autênticas de iniciar um desenho é pelo papel e depois transferí-lo para a o computador. Ter conhecimento sobre os tecidos, modelagem,  história da arte, corte e costura também são importantes.

Softwares para o design de estampas

No dia-a-dia o profissional trabalhará com um software de ilustração vetorial, os principais são o Corel Draw ou Illustrator. Existe também a opção do InkScape, que apesar de mais limitado, é gratuito e você pode fazer o download no link: http://inkscape.org/download/

Onde se inspirar?

A realidade é que tudo ao nosso redor é uma grande fonte de inspiração. Dê uma olhada no que seus artistas favoritos fazem, como usam as cores, como usam os traços e as temáticas. Escolha uma peça sua e analise o que fez você gostar daquela estampa.

Para mais dicas sobre sublimação e serigrafia continue nos acompanhando também no Facebook e Twitter!!

 

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *