Yes, nós temos banana! Constanza Pascolato fala do seu novo projeto

Yes, nós temos banana! Constanza Pascolato fala do seu novo projeto

Uma coleção de Brasil feita por brasileiros. Ou quase isso, já que o projeto “Estampa Brasileira Sta”, da tecelagem Santaconstancia, foi idealizado por Costanza Pascolato, que nasceu na Itália, mas veio para o Brasil aos cinco anos. E foi ela quem explicou ao FFW as ideias por trás dessa nova empreitada, que se diferencia de tudo que há no mercado nacional de tecidos.

Costanza, que é sócia da tecelagem, deixa claro que “Estampa Brasileira” não é apenas um tema para essa estação, mas um projeto de estampas que busca valorizar a essência brasileira. “Tenho a impressão de que o Brasil está numa nova fase, todo mundo está de olho nele. Isso [a Estampa Brasileira] é valorizar uma tendência de gosto e de preferência da mulher brasileira para se vestir. Não é uma grande moda, mas estamos nos destacando com coisas que já tem um DNA brasileiro. Somos a primeira empresa que dedicou todo um projeto a desenvolver temas que vão existir pra sempre”, explica ela. Costanza gostou tanto da experiência, que já está trabalhando na “Estampas Brasileiras 2”, dessa vez, para o inverno.

E se você pensou que uma coleção inspirada em Brasil teria periquitos, baianas e palmeiras, acertou! “Queríamos mostrar traços estéticos e figurativos extraordinários do Brasil, mas de uma maneira estilizada, quase abstrata”, conta a papisa. Embora o Brasil seja a fonte-mor de inspiração, a empresária contou que houve uma única exceção: uma obra de arte do inglês Damien Hirst, exposta no showroom da Prada, em Milão, feita com asas de borboleta. A responsável por toda a arte da estamparia foi a designer carioca Anna Maria Falcão.

A utilização de temas tropicais vai ao encontro das tendências apresentadas por grandes nomes da moda internacional na temporada de Primavera/Verão 2011, como a Prada. Mas o projeto nasceu antes, em agosto de 2010. “Foi interessante viajar para assistir aos desfiles e ver aquela mesma ‘vontade’ ali”. “É claro que acabou nos influenciando de alguma forma, né? Por exemplo, teve mais estampa de banana do que pretendíamos de ínicio”.

Ironicamente, mesmo que a comunidade internacional de moda esteja olhando para esse tal tropicalismo, ainda é difícil dele vingar em terras brasileiras. “Essa ideia [do projeto temático] que eu tive é corajosa, porque o confeccionista ainda é um pouco colonizado”, comenta a empresária. “Queria que as pessoas assumissem de uma vez a auto-estima fashion brasileira, e parassem com essa burrice de inferioridade”. Costanza, do alto de seu conhecimento de moda, e sendo mezzo-italiana, mezzo-brasileira, sabe o que diz.

+ santaconstancia.com.br

http://ffw.com.br/noticias/moda/yes-nos-temos-bananas-e-muito-mais-costanza-pascolato-conta-do-novo-projeto-da-santaconstacia/

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