Tonalidades máximas e mínimas em serigrafia

Tonalidades máximas e mínimas em serigrafia

Por definição, tonalidade é a relação entre os pontos impressos e a área sem impressão, expressoem porcentagem. Abaixo de 40%, temos as áreas claras. Acima de 60%, as escuras. Para permitir a reprodução de todos os pontos, deve-se garantir que o menor ponto sempre tenha uma ancoragem firme nos fios da malha e que também estes fios não impeçam o fluxo da tinta pela menor área aberta. Para satisfazer estas exigências, os pontos mais finos (positivos ou negativos – mínimo ou máximo) devem ter seu diâmetro maior que a soma de 1 espaço entre fios (abertura da malha) mais 2 diâmetros de fio do tecido de impressão (fig. 2).

Recomendamos que para os fotolitos de quadricromia para serigrafia, sejam estabelecidos como tonalidade mínima 15% e como máxima 85%. Todavia, o mais eficaz é realizar testes, imprimindo uma escala de tonalidades crescentes (de 0 a 100%) e observando os valores reais para os pontos de máxima e mínima tonalidade, realmente impressos.

 

 

Fig. 2 e 3

Diâmetro do menor ponto é igual à soma de 1 espaço entre fios mais 2 diâmetros do tecido de impressão. Para pontos menores que este  limite,a impressão se torna crítica.

 

Percentual de Cobertura dos pontos da retícula

 

TABELA RELAÇÃO LINEATURA (L/cm) X PERCENTUAL DE COBERTURA (%)



Fonte: Dr. Silk

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *