É comum encontrar tecidos mistos, com composição de 50% Algodão e 50% Poliéster, assim como tecidos sintéticos. Os principais tecidos feitos a partir de fibras naturais são: algodão, viscose, lã, seda, amianto, juta,linho e sisal.
O algodão, por ser a fibra mais utilizada na confecção de camisetas, possui algumas sub-categorias em relação a sua produção. Com preços e padrões de qualidade diferentes.
Os tipos mais comuns de tecidos de algodão no mercado são:
Algodão Fio 24:
Material 100% algodão, porém de baixa qualidade. O tecido é fino e pouco durável. É geralmente utilizado para confecção de camisetas promocionais em grande quantidade.
Algodão Fio 30 Penteado:
Este é o tipo de algodão mais utilizado na confecção de camisas, é a fibra das camisetas básicas . Macio e durável, é o recomendado no quesito custo x benefício.
Malha Confort:
Em se tratando de fibras de algodão, a malha confort é o que há de melhor: tipo exportação (e por isso, mais cara), é uma malha mais macia e durável do que as de fio 24 e 30.
Brim leve:
Muito utilizado na confecção de jalecos para estudantes, o Brim leve é uma opção alternativa para alguns trabalhos com Tie-Dye (cortinas, por exemplo).
Brim pesado:
Mais consistente ainda, o Brim pesado é geralmente usado para confecção de aventais tipo churrasqueiro e calças profissionais. São altamente resistentes.
Aproveite e veja também: Algodão: características desse tecido
Comment *