Trabalhadas durante a formação da própria estrutura do tecido ou ainda aplicadas posteriormente sobre sua superfície, as estampas tiveram sua origem com os povos fenícios, que utilizavam métodos de estamparia em blocos de madeira ou então com tecelagem mesclando fios de cores variadas que ao final, transformavam-se em ricas estampas devidamente apreciadas no mercado.
Aplicadas no universo da moda até a atualidade, as estampas surgem como forte tendência não somente em peças confeccionadas para o Inverno, como também para as destinadas ao Verão, sendo necessário conhecer algumas regras que podem valorizar ainda mais as produções ou então, desvalorizar o formato do corpo.
Estampas como tendência Inverno e Verão. Foto:Divulgação
Listras
O grande segredo para a utilização de listras está na angulação do desenho estampado, ou seja: quando apresentadas na vertical a tendência será de diminuir o efeito de uma região maior, emagrecendo e alongando o corpo; na horizontal o efeito será de aumento da região (e acentuação de pequenos defeitos para quem não está com o corpo em dia), enquanto a utilização de listras apresentadas na diagonal afina a silhueta e aparenta emagrecimento.
Estampas com listras verticais. Foto:Divulgação
Listras dispostas na diagonal. Foto:Divulgação
Florais
Esbanjando feminilidade, as estampas florais também devem ser escolhidas cuidadosamente, levando em consideração as seguintes dicas: quando apresentadas com modelagens mais soltas, fundos claros ou escuros com florais em tamanho pequeno são ideais para quem está acima do peso, ajudando a disfarçar gordurinhas extras e valorizando a beleza; as mais magras devem apostar na utilização de cores variadas e estampas maiores, que proporcionam um corpo mais desenhado e com maior volume.
Motivos florais e sobreposições. Foto:Divulgação |
Sobreposições florais com desenhos grandes. Foto:Divulgação |
Geométricas
Extremamente democráticas, as estampas com motivos geométricos não são indicadas apenas para mulheres com estereótipo de manequim de passarela, pois ficam bonitas em qualquer tipo de corpo, sendo necessário dar atenção apenas ao seguinte detalhe: evitar sua utilização na área de maior volume do corpo (indicada a combinação com peças lisas), ou seja, aposte na estampa para desviar o foco da região acentuada.
Motivos geométricos em top. Foto:Divulgação |
Motivos geométricos em botton. Foto:Divulgação |
Xadrez
Apresentando-se em cores e versões variadas, o xadrez é uma estampa clássica do guarda-roupa feminino, estando presente em camisas, vestidos, calças, saias, lenços e casacos. Seu uso deve considerar os seguintes aspectos: quanto maior a estampa, maior o efeito de aumento da região, ou seja, para as mais magras é indicado o desenho maior e para as mais gordinhas, xadrezes menores.
A tendência do xadrez para todas as mulheres. Foto:Divulgação |
Calças xadrez para estereótipos magros. Foto:Divulgação |
Animal Print
As estampas em animal print exigem certo cuidado por serem definidas como chamativas, sendo preferencialmente utilizadas na quantia de uma única peça na produção, evitando-se exageros. A regra é basicamente a mesma para a estamparia geométrica: quanto maior o desenho da estampa, maior será a dimensão atribuída à determinada região do corpo, portanto, quando não causarem o efeito de embelezamento, aposte em acessórios com o motivo animal, incrementando composições básicas.