Telefone: +55 11 2489-6960 | 0800 772 1069

O primeiro passo na esticagem de uma tela é a escolha correta do tecido. O tecido vai influenciar no suporte da camada fotográfica, na deposição de tinta e diretamente influencia na definição e resolução da imagem: Os tecidos podem ser de nylon (boa elasticidade) e apesar de ser um produto relativamente antigo, ainda atendem ao mercado de frascaria e cerâmica, por exemplo, por sua alta resistência mecânica e a abrasão; poliéster (excelente estabilidade dimensional) que pelo seu baixo alongamento, estabilidade dimensional, alta resistência mecânica e química é especialmente indicado para a impressão de quadricromias, pois proporciona um perfeito registro de impressão. A lineatura, quantidade de fios por centímetro linear, determina a deposição de tinta sobre o substrato. Para a impressão de alto relevo, opte por lineaturas menores, ou seja, tecidos mais abertos. Quando houver detalhes finos, utilize uma lineatura que garanta que o menor ponto do desenho esteja ancorado em pelo menos dois fios do tecido em cada direção.

Quanto ao tipo de fio, sempre trabalhe com tecidos de monofilamento, pois oferecem precisão e uma boa passagem de tinta.

O diâmetro do fio influencia a resistência mecânica do tecido, o fluxo de tinta e a resolução dos detalhes finos. Quanto mais grosso for o fio, maior será a resistência do tecido, por outro lado, se for mais fino, a tinta fluirá com mais facilidade e melhor será a reprodução dos detalhes finos. Importante lembrar  que ao alterarmos o diâmetro do fio, estaremos alterando o fluxo de tinta e conseqüentemente a tonalidade final da tinta.

Estão disponíveis no mercado tecidos brancos ou amarelos. No tecido branco os raios de luz sofrem difração durante a exposição, causando uma degeneração da imagem fotografada. Tecidos amarelos eliminam esse problema e são os ideais para a reprodução dos detalhes finos. Nunca compre telas sem identificação ou de procedência desconhecida.

Procure em uma revenda perto de você ou através de nossos representantes os tecidos FREMPTEC