serigrafia

Como já comentamos em outros posts aqui do Blog, um dos pontos mais fortes da serigrafia é sua versatilidade. Você pode usar esse processo para imprimir sobre qualquer material, em diversos tamanhos e formatos. Você controla a quantidade de tinta a ser usada e isso permite alta definição e resolução.

O foco do post de hoje é falar um pouco mais sobre os caixilhos e tecidos das matrizes serigráficas. Então vamos lá!

Caixilho: Também conhecido como bastidor ou quadro serigráfico, ele é o responsável por manter a tela tensionada e pode ser de madeira, de ferro ou alumínio. Claro que cada opção tem suas vantagens e desvantagens. Enquanto o ferro enferruja e é mais pesado, a madeira tem baixa resistência mecânica,. Já o caixilho de alumínio é leve, não enferruja e tem uma grande resistência mecânica às funções, porém é mais caro também.

Os caixilhos de alumínio são bastante utilizados para quadros maiores já que eles devem resistir à força da tração dos tecidos.

De forma geral é importante manter-se atento a alguns pontos para que você tenha um bom resultado independente do caixilho que você escolher utilizar: Rigidez do material, peso e os material usados para o acabamento como cola e vedação.

Mas e o tamanho do quadro? Como escolher? Bom, aí depende do tamanho da sua estampa e o tipo da impressão. Lembre-se que sua estampa não deve ocupar todo o espaço da tela, reserve um espaço, para todos os lados, onde repousarão os excessos de tinta. Isso garantirá uma impressão com maior qualidade.

Se você não utilizar o quadro certo ou o tamanho apropriado, pode ocorrer de haver perda de tensão no centro da área de impressão, uma impressão ruim e até redução na vida útil da matriz.

Gostou das dicas? Para mais sobre serigrafia, sublimação e nossos produtos siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

One Response to Serigrafia: Caixilhos, modelos e tamanhos

[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.