A seda é uma fibra natural feita por um bicho, mas especificamente uma lagarta. Existem mais de 16 raças diferentes do bicho da seda. Todos criados cientificamente em laboratórios, mantidos puramente por manutenção da espécie, pois os bichos da seda já não existem mais na natureza em tanta diversidade.

Cada espécie do bichinho produz um fio de cor diferente, por esse motivo vários experimentos genéticos foram feitos para “aperfeiçoar” o fio, torná-lo cada vez mais branco e mais resistente, dando origem a tecidos de melhor qualidade. Hoje o inseto comum é o branco, praticamente albino.

Ciclo de vida

O bicho da seda nasce lagarta. Durante o seu crescimento ele é alimentado somente com folhas de amora.

dsc07534nd5 - Saiba como é feito o fio da seda

Ao atingir um estágio de metamorfose, a lagarta procura um local seguro para fazer a sua crisálida (ou casulo), onde se fixa com fios muito finos e começa a deteriorar o seu próprio corpo para criar o casulo de onde surgirá a mariposa. O casulo todo é feito com apenas um fio, muito longo e resistente, capaz de suportar alguma pressão.

lagartasubindooq6 - Saiba como é feito o fio da seda

Dentro do casulo, a lagarta se torna novamente uma larva, com cerca de 1/3 do seu tamanho adulto (a maior parte do material orgânico foi utilizado para gerar o fio), que nunca chegará a ser mariposa. Isso porque se a larva “nascer”, ela rompe o casulo para sair e assim rompe o fio.

casulomariposahr6 - Saiba como é feito o fio da seda

A extração do fio

Os casulos são colocados em uma máquina que as aquece até uma temperatura insuportável para as larvas, porém não tão alta que prejudique o casulo. Após isso são colocados em uma máquina especificamente preparada para achar o iní­cio do fio de seda e desenrolá-lo, desfazendo o casulo sem romper o fio. Como o fio é branco, seu tingimento é mais fácil, reduzindo a quantidade de quí­micos utilizados na fabricação dos tecidos de seda.

Consulte nosso departamento para conhecer nossos produtos específicos para os diversos tecidos existentes no mercado ou entre em contato pelo telefone: (11) 2489-6969.
Sobre a Fremplast

Desde 1976, sediada em Guarulhos, a Fremplast vem tornando-se referencia na fabricação de tintas, vernizes e insumos para a linha gráfica, serigráfica e digital e na representação de equipamentos. Todos os seus produtos são fabricados com a mais alta qualidade e tecnologia industrial com padrão ISO 9001:2008, além da constante preocupação com meio ambiente e a sustentabilidade.

Fonte: Tecnocracia

elementos da arte - Elementos da arte

Elementos da arte

Saiba quais são os elementos da arte para criar melhores estampas. Embora toda arte seja única, a arte de todos os tipos podem ser divididas em elementos específicos. Ao...

Leia Mais
buraco na tela de serigrafia

Prevenindo furos e olho de peixe em matri...

Confira como evitar furos e olho de peixe na matriz serigráfica. Olhos de peixe ocorrem quando óleos ou produtos químicos são deixados na tela após o processo de recuperação....

Leia Mais
recuperar matriz serigráfica

Dicas para a recuperação de telas

Recuperação de telas pode ser meio chato. Quem nunca procrastinou e deixou as telas perto do tanque de lavagem sem recuperá-las? Com os produtos de limpeza certos e bons...

Leia Mais