Roupas com LED e sensores unem moda, criatividade e tecnologia

Roupas com LED e sensores unem moda, criatividade e tecnologia

screen_shot_2014-01-30_at_4.39.01_pm,

A tecnologia vestível não se resume apenas a smartwatches, pulseiras fitness ou óculos inteligentes, como o Google Glass. Algumas empresas vêm investindo também no desenvolvimento de vestimentas que incorporam o que há de mais moderno para criar roupas versáteis, criativas e até mesmo aliadas à saúde do usuário.

A operadora de telefonia móvel japonesa NTT Docomo é uma delas. A empresa se uniu com a desenvolvedora de materiais Toray e, juntas, criaram o Hitoe (uma camada, em japonês), uma espécie de tecido revestido por nanofibras, que é colocado sobre a roupa, e contém uma camada capaz de realizar transmissões.

Ao usar duas peças do tecido tecnológico (que tem o tamanho de um maço de cigarro), eles atuam como uma espécie de eletrodos, medindo os batimentos cardíacos e até mesmo realizando uma espécie de eletrocardiograma. A ideia é poder saber como anda o coração através de um aplicativo de celular, de maneira bastante simples e prática.

Os criadores pretendem usar o tecido inteligente não apenas em vestes esportivas, mas também em roupas de dormir e até mesmo em um gorro. E o melhor: eles podem ser lavados na máquina sem problemas. Já a empresa norte-americana Switch aliou a tecnologia à moda de maneira criativa, graças a tshirtOS 2.0, camisa com um painel de LED que permite ter diferentes estampas em uma única peça. O painel é quase imperceptível, sem fios aparentes e pode ser controlado através de um aplicativo instalado no celular.

Através do app, desenhos animados exclusivos podem ser enviados para a blusa sem qualquer tipo de fio. O usuário é capaz de mudar a estampa, por desenhos ou frases sempre que quiser. E o melhor: a peça é resistente à agua, podendo ser lavada e não correndo risco de estragar caso caia alguma bebida sobre ela ou seja molhada por uma chuva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *