preservacao ambiental - Produção Mais Limpa na Serigrafia

A preservação do meio am­bien­te é uma questão que faz cada vez mais parte da política das empresas em função de uma série de exi­gên­cias como cumprimento da legislação am­bien­tal, busca da sustentabilidade e consumidores com ­maior cons­ciên­cia ecológica. As gráficas do ramo de serigrafia também estão inseridas nesse cenário e dentro desse contexto procuram desenvolver ações para mitigar os impactos am­bien­tais de suas atividades.

Definição do processo
Serigrafia é um processo de impressão per­meo­grá­fi­co que consiste em reproduzir a imagem utilizando uma forma composta por malhas finas de fios sintéticos ou metálicos, esticadas sobre molduras, por meio das ­quais a tinta é forçada a passar pelas ­­áreas de grafismos sobre o suporte. Uma das características do processo é a diversidade de aplicações, por permitir a impressão em diferentes ma­te­riais e su­per­fí­cies, in­cluin­do
vidro, plásticos, ma­dei­ra e me­tais.

Os prin­ci­pais aspectos am­bien­tais da impressão serigráfica são os re­sí­duos resultantes da preparação da forma, como restos de ma­dei­ra, alumínio e da própria tela. Há também os re­sí­duos do processo, como toa­lhas in­dus­triais e aparas; os efluen­tes compostos por produtos químicos di­luí­dos, pro­ve­nien­tes da etapa de limpeza das formas; as emissões de Compostos Orgânicos Vo­lá­teis (VOCs), resultantes da evaporação dos solventes, tintas, vernizes ou adesivos, além do consumo de água e energia elétrica.

Segundo a norma ABNT NBR ISO 14001:2004, aspectos am­bien­tais são va­riá­veis das atividades, produtos ou serviços de uma organização e que podem interagir com o meio am­bien­te. Já os impactos am­bien­tais são quais­quer modificações no meio am­bien­te, adversas ou benéficas, que resultem, no todo ou em parte, das atividades, produtos ou serviços de uma organização. Por exemplo, no caso do descarte de aparas no solo, as aparas em si são os aspectos am­bien­tais, já o efei­to da contaminação do solo seria o impacto am­bien­tal.

A identificação dos aspectos e impactos am­bien­tais é uma das etapas do sistema de gestão am­bien­tal. Para facilitar esse levantamento, pri­mei­ra­men­te a empresa deve identificar todas as etapas do processo produtivo, in­cluin­do as entradas e saí­das. O quadro acima mostra um exemplo de fluxograma do processo serigráfico, elaborado pela Equipe de Qua­li­da­de Am­bien­tal da Escola Senai Theo­bal­do De Nigris com base no processo desenvolvido na ins­ti­tui­ção. Uma segunda etapa consiste em classificar os re­sí­duos quanto à sua periculosidade e tipo. A análise apresentada no fluxograma foi fei­ta com base na norma ABNT NBR 10004, a qual classifica os re­sí­duos em classe I (perigosos), classe IIA (não inertes) e classe IIB (inertes). Quan­to ao tipo, as saí­das foram classificadas em re­sí­duos sólidos, efluen­tes ou emissões atmosféricas.

Medida de Produção Mais Limpa (P+L)
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Am­bien­te (Unep), produção mais limpa é a aplicação contínua de uma estratégia am­bien­tal integrada e preventiva para processos, produtos e serviços, visando au­men­tar a efi­ciên­cia global e reduzir os riscos às pes­soas e ao meio am­bien­te.

Fonte: revista tecnologia serigrafica

Os produtos Fremplast são fabricados com a mais alta tecnologia industrial passando por um rigoroso controle interno em laboratórios com equipamentos de última geração, temos um sistema de qualidade auditado pela SGS do qual fomos certificados na Norma ISO 9001:2008 garantindo assim maior segurança e credibilidade aos nossos clientes.

Nosso parque industrial é marca registrada de uma empresa preocupada com a sustentabilidade e meio ambiente, possuímos uma estação de tratamento de efluentes e um moderno processo de separação e descarte dos resíduos industriais provenientes das embalagens a base de papel recebidos com os insumos e materiais utilizados na fabricação de nossos produtos.

Conheça nossos produtos em nosso site ou entre em contato pelo telefone: (11) 2489-6969.

Sobre a Fremplast

Desde 1976, sediada em Guarulhos, a Fremplast vem tornando-se referencia na fabricação de tintas, vernizes e insumos para a linha gráfica, serigráfica e digital e na representação de equipamentos.
page 01 8 - Dicas para escolher o moletom certo para sua marca

Dicas para escolher o moletom certo para ...

Como escolher o moletom certo para a sua coleção de inverno? Você deseja criar um produto de qualidade que irá ajudar a construir sua marca ou apenas produzir uma...

Leia Mais
prensa térmica

4 dicas na hora de trabalhar com uma pren...

No post de hoje vamos focar em dicas na hora de usar a sua prensa térmica para estampar que vão lhe ajudar a poupar dinheiro. As prensas térmicas são...

Leia Mais
covid19 e pequenas empresas

CORONAVÍRUS: 4 dicas para pequenas empresas

No Blog de hoje gostaríamos de conversar um pouquinho sobre recomendações que pequenos empresários podem adotar para mitigar riscos, proteger funcionários e dar suporte a clientes durante a pandemia do...

Leia Mais