Processo de fabricação de um CD

Processo de fabricação de um CD

MATRIZ

A produção de um CD envolve vários procedimentos, mas tudo começa quando a matriz com o conteúdo é enviada à fábrica. A matriz nada mais é do que a mídia com os dados que serão copiados. Ela será o molde para todas as outras cópias, então, deve ser revisada para que não contenha erros.

GLASS MASTER

Através dessa matriz é criada a Glass Master, uma espécie de CD de vidro que contém as informações que serão replicadas. Os dados são copiados para um disco de vidro, um pouco maior e mais grosso que um CD normal. O procedimento é realizado em uma sala extremamente limpa para que partículas de poeira não se depositem na superfície da master, afetando a qualidade do CD. Esta Master de vidro é preparada em uma máquina passando por processos de limpeza com detergentes especiais. Após esse processo, ela recebe a aplicação de um material sensível à luz e, como complemento, um feixe de laser cria as trilhas com os pits e lands, ou seja, a informação do CD em si. A master de vidro ainda passa por uma outra limpeza e secagem especial à cerca de 80° C para preparação da superfície do disco que será metalizada com níquel.

GALVANOPLASTIA (Criação do Stamper)

Após essa preparação e gravação dos dados, a master de vidro é imersa em um banho de solução altamente condutiva onde o Níquel se desprende de esferas e forma uma camada na superfície metalizada da master de vidro.

Ao atingir determinada espessura de níquel, a camada é separada do disco de vidro, é dado o acabamento e são feitos o corte externo e a furação central, criando uma matriz metálica chamado de “stamper”.

INJEÇÃO

O stamper é colocado no molde de uma injetora que replicará a informação do dele no Policarbonato que foi derretido e injetado em sua superfície.

Após esse processo, o disco recebe uma camada finíssima de alumínio sobre as trilhas e uma de verniz, para proteção dessa camada. A partir desse momento o disco já pode ser reproduzido em um player.

IMPRESSÃO

Depois de replicados, os CDs vão para o setor de Silk Screen. Nessa etapa, a arte (da bolacha) dos discos é impressa na face onde foi aplicado o verniz de proteção da informação. Os dois métodos utilizados para impressão em CDs são: Serigrafia, com telas serigráficas, e o Offset, com chapas de metal.

EMBALAGEM

Depois de prontos, os CDs são acondicionados nas embalagens (estojo, caixa, envelope etc) com o material gráfico, ambos escolhidos pelo cliente. É um processo que pode ser automático ou manual, dependendo do tipo de embalagem escolhida. Após a plastificação o CD está pronto para a comercialização.

ARTE GRÁFICA

Dentre os materiais enviados à fabrica para produção é necessário enviar também os arquivos de arte do material gráfico e do rótulo do CD. Existem vários modelos de encarte e de embalagem que agradam a todos os gostos e bolsos. Os arquivos são enviados à gráfica e serão usados na hora da embalagem e montagem do CD com o estojo.

Conheça nossos produtos em nosso site ou entre em contato pelo telefone: (11) 2489-6969.

Sobre a Fremplast

Desde 1976, sediada em Guarulhos, a Fremplast vem tornando-se referencia na fabricação de tintas, vernizes e insumos para a linha gráfica, serigráfica e digital e na representação de equipamentos. Todos os seus produtos são fabricados com a mais alta qualidade e tecnologia industrial com padrão ISO 9001:2008, além da constante preocupação com meio ambiente e a sustentabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *