tecido fremplast - Procedimento para a confecção de matrizes alto relevo

Escolha do tecido

É fundamental a seleção correta do tecido, já que ele funciona como uma estrutura para suportar a camada fotográfica, determina a deposição de tinta e tem influência na definição e resolução da imagem.Para a escolha do tecido ideal, observar os seguintes fatores:

a) Material do fio:

Utilizar um tecido de poliéster de alto módulo (HT – High Tensile Strength), o qual, devido a sua excelente estabilidade dimensional, proporciona registros de impressão muito precisos. Além disso, possui uma boa resistência mecânica e à ruptura.

b) Quantidade de fios por centímetro linear (lineatura):

Determina a deposição de tinta sobre o substrato. Também relacionado com a ancoragem da camada. Para altas deposições de tinta,utilizar lineaturas menores (menos fios por centímetro linear). Quanto menor for o detalhe, utilizar lineaturas maiores (tecidos mais fechados, associados à ancoragem dos menores pontos da camada fotográfica).

c) Tipo de fio:

Devido a sua precisão e características de passagem de tinta, sempre trabalhar com um tecido de monofilamento.

d) Diâmetro dos fios:

Normalmente, para uma mesma lineatura, estão disponíveis tecidos com diâmetro de fios distintos. Os tecidos com fios de menor diâmetro, tem maior capacidade de reproduzir detalhes finos, porque, quanto maior for o diâmetro do fio, maior é a probabilidade de bloquear a passagem de tinta em uma área aberta.Sugerimos a utilização de tecidos com a maior porcentagem de área aberta possível.

 Esticagem do tecido:

Utilizar de preferência equipamentos pneumáticos. Nunca o processo manual, o qual pela falta de controle da tensão, provoca distorções, perda do registro e alterações na cor impressa.

Consulte nosso departamento para conhecer nossos produtos ou entre em contato pelo telefone: (11) 2489-6969.
Sobre a Fremplast

Desde 1976, sediada em Guarulhos, a Fremplast vem tornando-se referencia na fabricação de tintas, vernizes e insumos para a linha gráfica, serigráfica e digital e na representação de equipamentos. Todos os seus produtos são fabricados com a mais alta qualidade e tecnologia industrial com padrão ISO 9001:2008, além da constante preocupação com meio ambiente e a sustentabilidade.

história da serigrafia

Passado e futuro da serigrafia

Passado e futuro da serigrafia! As serigrafias de hoje estão repletas de tecnologia avançada e equipamentos de impressão de tela sofisticados, mas nem sempre foi assim!  Hoje, você separa...

Leia Mais
influência das cores

Fatos e Estatísticas sobre a influência d...

Veja como as cores podem ajudar ou prejudicar os seus negócios na hora de criar e vender produtos: A cor pode ser responsável por 60% da aceitação ou rejeição...

Leia Mais
serigrafia paixão

Serigrafia – Paixão que vem de long...

Serigrafia é uma paixão que dividimos com vocês! Por isso, gostaríamos de compartilhar um pouco de quem respondeu nossa pergunta e nos contou como foi o seu início com...

Leia Mais