matrizes serigráficas

Trabalhar com serigrafia significa não ter preguiça! Isso porque muitos processos que fazem parte do dia-a-dia dos serígrafos exigem testes, testes e mais testes. Por mais que você siga as recomendações dos fabricantes, cada espaço, tinta, equipamento e até localização geográfica em que se encontra interfere nos resultados que você pode obter.

Então vamos lá:

Emulsão desprende da tela serigráfica

Um dos desafios mais comuns para os serígrafos é ver sua emulsão desprender todinha da tela serigráfica e ir pelo ralo. Isso acontece quando a tela foi sub-exposta, ou seja, houve pouco tempo de exposição à luz. É claro que a sobre-exposição também não funciona, quando a tela passa do ponto de exposição à luz, a emulsão endurece e as tramas da tela não abrem.

Testes são muito importantes, mas atenção: telas sub-expostas VÃO te dar trabalho, então tenha paciência, use materiais de qualidade e garanta que a emulsão tenha recebido luz suficiente para se tornar resistente.

Dica: Malhas coloridas, multifilamentadas e metálicas requerem tempo de exposição mais longo. Outro ponto de atenção é garantir que você não esteja colocando pressão excessiva de água na revelação.

 

Furos na tela serigráfica

Em primeiro lugar, os furos podem ser causados ​​por telas sujas ou oleosas. Ao recuperar as telas, verifique se você vai começar um novo trabalho com telas que foram completamente limpas e desengorduradas com os produtos químicos adequados para impressão em tela.

APROVEITE E CONHEÇA OS NOVOS REMOVEDORES DE EMULSÃO STRIP CLEAN E STRIP CLEAN CONC.

Antes de começar verifique sua emulsão! Ela está com a aparência OK e dentro da validade? É que emulsão muito velhas podem causar furos durante o processo de exposição.

Por fim, certifique-se de que o vidro da sua mesa de gravação esteja limpo. Manchas ou poeira podem bloquear a luz UV, fazendo com que partes da emulsão se desprendam, criando furos.

 

Dica: Aplique a emulsão com mais calma, isso permite que as aberturas da malha se preencham totalmente, evitando a formação de bolhas.

Bordas borradas ou irregulares

Sua emulsão ficou bem na tela, mas surgiram problemas durante a impressão na forma de bordas onduladas ou irregulares? Isso pode ser causado por lavagem excessivamente agressiva, pela abertura errada de malha ou pela sensibilização inadequada da emulsão . Se as bordas da imagem não estiverem bem definidas pode ser que o positivo não tenha sido bem preso ao vidro.

 

As bordas também podem ficar com a aparência de um dente de serra, se você estiver sendo muito agressivo ao lavar as telas. Ou você pode estar usando uma contagem de malha muito baixa para os detalhes da impressão, sua emulsão pode não conseguir abranger as fibras da malha para fazer uma linha reta, causando uma linha de borda irregular ou ondulada.

Se gostou, não deixe de acompanhar o nosso Blog e seguir a Fremplast nas redes sociais: Facebook, Instagram, Youtube e Twitter.

 

One Response to Problemas comuns de exposição e como resolvê-los
  1. Blz, qual melhor tinta e nylon p impresao em papel duplex ? Grato


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.