Passado e futuro da serigrafia! As serigrafias de hoje estão repletas de tecnologia avançada e equipamentos de impressão de tela sofisticados, mas nem sempre foi assim! 

Hoje, você separa suas cores em computadores e faz seus estênceis com máquinas HD de alta qualidade. Você pode encontrar tintas formuladas sob medida para atingir praticamente qualquer efeito desejado e, muitas vezes, as impressões são feitas carrosséis automáticos. Você cura por flash em alta potência. Quando você observa o processo do início ao fim, certamente parece totalmente modernizado. Veja como a serigrafia se transformou de uma forma de arte simples e pré-histórica em um processo totalmente automatizado de criação de produtos que chegam a cada escritório, cada casa e cada canto da sociedade moderna.

futuro da serigrafia 1024x576 - Passado e futuro da serigrafia

As primeiras raízes da serigrafia

Não existe uma raiz inicial da serigrafia. Em vez disso, os especialistas dizem que o processo evoluiu da técnica artística pré-histórica e da técnica de decoração de tecidos para a indústria de alta tecnologia que conhecemos hoje. O uso de estênceis para criar imagens tem sido feito desde que o homem começou a pintar, isso porque há evidências de que alguns homens das cavernas pré-históricas usaram estênceis para fazer suas imagens grosseiras. Na França e na Espanha, os estênceis foram colocados contra as paredes das cavernas e tintas pré-históricas foram sopradas como se através de um canudinho para formar imagens que duraram séculos. A mesma técnica é usada há muito tempo nas ilhas do Pacífico para a decoração de tecidos e roupas já que estampas batik modernas e camisas havaianas têm suas raízes neste tipo de decoração de vestuário.

A maioria dos historiadores concorda que a primeira vez que as telas foram usadas para decorar tecidos foi no Japão e na China nos séculos I e II. Na China, telas delicadas eram feitas de seda e, no Japão, eram feitas de cabelo humano. Imagens em papel encerado à prova d’água eram colocadas entre as camadas da malha para bloquear a arte desejada e pincéis de cerdas duras eram usados ​​para forçar a passagem da tinta pelas telas.

A serigrafia chegou à Europa no século XVII ou XVIII. Lá, serigrafia e estêncil eram usados ​​para fazer itens comuns, como cartas de baralho. Eles também eram usados ​​para fazer papéis de parede elaborados e decoração para classes altas extremamente ricas. O processo tornou-se mais comum à medida que a seda se tornou mais facilmente disponível na China, mas continuou sendo uma arte usada para decorar tecidos, objetos de decoração e outros itens para as classes altas; estava muito longe da impressão de produção em massa prontamente disponível que conhecemos hoje.

Futuro da Serigrafia

As origens da serigrafia são verdadeiramente humildes. De pinturas primitivas em paredes de cavernas até decoração têxtil elaborada, mas
pré-histórica, ela evoluiu para uma parte importante da vida moderna, desde as roupas que usamos até as tecnologias nas quais confiamos. As tecnologias usadas para fazer esses produtos continuam evoluindo para tornar a impressão mais fácil, barata, rápida e acessível. Ao mesmo tempo, cada vez mais usos continuam a ser encontrados para a tecnologia de impressão em tela.

Sem dúvida, quando se trata de itens de vestuário, decoração e marketing, a serigrafia continuará a evoluir para acompanhar as tendências e permanecer relevante. E inevitavelmente surgirão novas tintas, técnicas e tecnologias que permitirão aos serigrafistas criar designs e efeitos nos quais ainda não haviam pensado.

Assim como no passado ninguém poderia ter imaginado a tecnologia que usamos hoje ou as impressões que criamos, certamente não podemos imaginar como a serigrafia evoluirá e como será totalmente utilizada no futuro. No entanto, podemos ter certeza de que a serigrafia é uma tecnologia e um processo que permanecerá arraigado em nosso dia a dia.

fonte: Blog da Anatol

Aproveite e confira: História da serigrafia

Confira também: A História de vocês com a Serigrafia

Se gostou, não deixe de acompanhar o nosso Blog e seguir a Fremplast nas redes sociais: FacebookInstagramYoutube e Twitter.

estampas

Estampas: A moda imita a natureza

Sabemos que a natureza foi, é e sempre será grande fonte de inspiração para o homem. Então, confira exemplos de como a moda e a estamparia usam essa inspiração!...

Leia Mais
arte para serigrafia

6 dicas na hora de criar sua arte para se...

Como criar sua arte para serigrafia? Se você está chegando à serigrafia sem um forte conhecimento prático de design gráfico, saiba que você pode criar roupas que atendam às necessidades...

Leia Mais
evolução da serigrafia

A evolução da serigrafia moderna

A evolução da serigrafia: Desde as suas raízes mais antigas, a serigrafia seria revolucionada ao longo do século 20 para o que a conheçamos como hoje: uma maneira de...

Leia Mais