Para quem ainda lembra as aulas de química vai recordar das aulas de mudanças de fase da matéria como condensação, solidificação, liquefação e sublimação… Mas vamos ao que nos interessa: Sublimação é a mudança do estado sólido para o estado gasoso, sem que passe pelo estado líquido. Como por exemplo, a naftalina, que se evapora diretamente de seu estado sólido. Na estampa sublimática, bastante utilizada na confecção de vestuários em geral e foto produtos como cerâmicas, madeiras, resinas, borrachas e diversos outros materiais que suportam altas temperaturas, acontece o mesmo processo. A tinta para sublimação que está no papel transfer em seu estado sólido entra em contato com o tecido ou superfície do foto produto e através de calor e pressão evapora penetrando nas fibras do tecido, ou demais superfícies. Para ser mais claro veja essas imagens:
Como vemos nesta imagem, temos o papel transfer (Sublimático), a camada de tinta e a superfície do foto-produto (neste caso usei um tecido como exemplo) o material a ser estampado deve ser poliéster pois sua absorção é alta para esse pigmento obtendo-se melhores resultados.
Quando expostos a altas temperaturas a tinta sublimática (como já diz o nome), sublima, passando do estado sólido diretamente para o gasoso e se estiver em contato com alguma superfície que absorva essa tinta (caso do foto produto), o vapor irá penetrar nas fibras de poliéster da camiseta ou na resina de poliéster que está presente nos pratos e nas canecas personalizáveis tingindo essas superfícies. A temperatura, pressão e tempo de transferência não é padrão, mas em casos de sublimação em tecido, quando usado uma prensa fica em torno de 200º e 20″
Resumindo tudo: A tinta que estava no papel evaporou e liberou os gases do corante e migrou para as fibras ou resina de poliéster presente nos foto produtos, que voltou ao seu estado sólido quando em contato com essas superfícies!
Quer conhecer este processo de perto? Visite nosso Centro de Treinamento Fremplast ou nosso showroom.
CTF – Centro de Treinamento Fremplast
Rua Eduardo Froner, 460 – Bonsucesso
CEP 07243-590 – Guarulhos – SP
Tel: (11) 2489.6960
Showroom Linha Digital Cromajet
Rua da Mooca, 3.648 – Mooca
CEP 03165-001 -São Paulo
Tel.: (11) 2601.5052 / 2268.3739
Bom dia
Você já tem os equipamentos ? como impressora de sublimação, prensa de transferência etc
Segue meu e-mail para maiores esclarecimentos [email protected]
Att Jota
Olá, sobre a sublimação em placas de Alumínio(Alumínio preparando para receber sublimação), tenho uma dúvida, eu estou desenvolvendo um produto que consiste em uma mesa de aquecimento para impressão 3D, Esta mesa trabalha com uma Placa de Alumínio onde receberá uma temperatura máxima de 150 graus. Existem modelos de impressão que duram até 24 horas ou mais, Vamos supor que eu sublimasse uma placa de Alumínio e colocasse em cima desta mesa aquecida em 150 graus! Teria algum problema com a imagem sublimada! O que eu estou querendo mesmo é personalizar a mesa com um desenho!
Bom Dia Sr. Alexon,
Para essas informações, peço por gentileza entrar em contato no 0800 772 1069 para poder falar com o técnico.
Att,