Sublimação ou serigrafia, qual escolher? Você, com certeza, também já se fez essa pergunta. Qual será o melhor procedimento na hora de fazer o seu trabalho? Bom, na verdade não há uma resposta pronta, isso porque existem diversos fatores que devem ser considerados antes da sua decisão por um processo ou outro.
Na tentativa de lhe ajudar com essa escolha vamos listar os pontos fortes e fracos de cada processo:
2 fatores que ganham grande destaque na Serigrafia são: versatilidade e baixo custo de produção. Além disso você encontra vários tipos de tintas, pigmentos e produtos especiais.
Uma dica importante é caso você vá estampar uma camiseta de cor escura, nesse caso a melhor escolha é a serigrafia. Outra dica é se atentar à composição dos tecidos que você pretende estampar já que se o tecido não for no mínimo 80% poliéster não adianta nem tentar usar a sublimação e o aconselhado é usar a serigrafia mesmo.
A qualidade de impressão é menor na serigrafia e a retícula pode ficar grossa. Ou seja, na serigrafia você perde a riqueza de detalhes e não vale a pena para a produção de poucas peças.
Na subimação não se usa telas e rodos, a arte final foi impressa com tinta sublimática por uma impressora, portanto a riqueza de detalhes é muito maior. No caso de uma foto, por exemplo, a sublimação é mais indicada. Outra grande vantagem é a questão da quantidade, o custo entre fazer poucas peças ou muitas fica muito próximo.
Como já informamos acima, o tecido precisa ser no mínimo 80% poliéster para que a sublimação se torne uma opção. Outra desvantagem é que ainda não é possível estampar tecidos escuros com boa qualidade pelo processo de sublimação, apenas cores claras.
Continue nos acompanhando também no Facebook e Twitter!