Você já pensou em desenvolver a serigrafia para produtos alimentícios? Chocolates, bombons, confeitaria, padaria, picolés, gelatinas e outras delícias podem ser decoradas usando o processo serigráfico. (É claro que sempre respeitando as normas alimentares).
Para a decoração de bolos e chocolates são usados os transfers de manteiga de cacau. É possível encontrar vários desenhos prontos para comprar, porém você mesmo pode fazer o seu adicionando as cores, padrões e tamanhos que você deseja. Quando terminar seu chocolate, além de gostoso, ele estará ainda mais atraente aos olhos agregando valor ao seu produto.
Se você precisa de uma grande quantidade, por exemplo 300 unidades, a impressão é feita com manteiga de cacau e corantes comestíveis em folhas de decalque, dica: se você usar o corante líquido é capaz que você endureça a manteiga de cacau.
Esta é a impressão indireta: Sobre a folha de decalque é espalhado o chocolate derretido. Depois de endurecido a imagem transfere-se para a superfície do chocolate e a folha de suporte deve ser retirada.
Outra alternativa é a impressão direta da manteiga de cacau e corantes comestíveis sobre os alimentos, que serão colocados sobre o tampo do sistema de impressão.
No eHow encontramos um passo-a-passo para você fazer a sua própria folha transfer de manteiga de cacau.
Você vai precisar dos seguintes materiais: folha de acetato, fita adesiva, estêncil de bolo, 12 xícara de manteiga de cacau, espátula, tesoura, bolacha wafer coberta com chocolate.
Continue nos acompanhando também no Facebook e Twitter!
Fonte: Grafyarte