Tie-dye é um termo moderno inventado em meados da década de 1960, porém a técnica é muito mais antiga. O processo de tie-dye normalmente consiste em dobrar, torcer e amarrar o tecido com barbante ou elásticos, seguido pela aplicação de tintura.

WhatsApp Image 2020 09 14 at 13.13.45 2 1024x768 - Saiba mais sobre a moda tie-dye

Embora tenha ganhado popularidade na América durante o apogeu dos hippies, as raízes do tie-dye remontam à antiga Ásia. 

Os primeiros registros escritos sobre tie-dye vêm da China e do Japão. O processo foi usado durante a Dinastia T’ang na China e o Período Nara no Japão, já no século VI. As pessoas usavam tintas naturais de frutas, folhas, raízes e flores para colorir roupas. Esses itens naturais eram fervidos e os tecidos, então, embebidos em água quente e tingida para adquirir uma nova cor.

A moda tie-dye na verdade faz parte da cultura americana desde os anos 1920, mas ganhou força mesmo com o movimento hippie.

Força do tie-dye

A moda tie-dye representou uma necessidade universal de amor e compaixão em um momento político turbulento cheio de agitação civil, falta de justiça, escândalos políticos e a Guerra do Vietnã. Dessa forma, a cultura jovem se rebelou contra as formas conservadoras de vestimenta e aparência que influenciaram a geração de seus pais e se preferiu uma forma mais simplista de representação. Os hippies rejeitavam todas as formas de padronização e desejavam se livrar de adereços materiais, e o tie-dye era uma consequência natural. A capacidade de um produto único no final de cada sessão de tingimento prometia individualidade, algo essencial para a postura da contracultura.

Músicos de rock populares como John Sebastian, Jimi Hendrix e Janis Joplin tornaram-se símbolos do movimento Woodstock, vestidos com seus próprios redemoinhos de cores psicodélicas.

WhatsApp Image 2020 09 14 at 13.13.45 1024x768 - Saiba mais sobre a moda tie-dye

Hoje, as camisetas tie-dye continuam populares como sempre. Atualmente, elas vêm em uma ampla gama de cores e estilos. De redemoinhos de cores vivas a pastéis mais suaves, existem estilos de tie-dye para todos.

TIE-DYE COM FS LÍQUIDO TING DIE

FS Ting Die é um produto líquido e leitoso, e pelas suas características de alto rendimento das cores, maciez e solidez, possibilita a pigmentação até 2% pigmento, tendo como resultado final cores vivas e bastantes macias no tingimento a frio. Indicado para ser aplicado sobre tecidos e malhas de algodão 100% e suas misturas e sobre algumas fibras sintéticas.

Para acessar o passo-a-passo com todas as etapas com fotos acesse: Tie-Dye com FS Ting Die.

Aproveite e veja também: Alerta Tendência – Muscle Tee e Tendências internacionais para ficar de olho.

Se gostou, não deixe de acompanhar o nosso Blog e seguir a Fremplast nas redes sociais: FacebookInstagramYoutube e Twitter.

profissão serigrafista

Vida de Serigrafista – Depoimentos ...

Nosso post de hoje chama-se Vida de Serigrafista porque foi feito em colaboração com os depoimentos que recebemos dos profissionais da serigrafia em nosso Instagram. Confira! Vida de Serigrafista...

Leia Mais
dicas para ganhar mais com a serigrafia

4 Dicas para lucrar mais com a estamparia...

Se você deseja lucrar mais em 2022, você está no lugar certo! Confira essas 4 Dicas para lucrar mais com a estamparia. O fluxo de caixa e a precificação...

Leia Mais
42 Ideias de estampas para camisetas - 42 Ideias de estampas para camisetas

42 Ideias de estampas para camisetas

As vezes o que nos falta é só um pouco de inspiração! Por isso, no post de hoje, reunimos 42 Ideias de estampas para camisetas! Camisetas com o Brasil...

Leia Mais