As prensas térmicas são ótimas ferramentas para estampar de maneira rápida e fácil as roupas, acessórios, canecas e outros itens promocionais.
Porém, por mais simples que seja o processo, ainda há uma curva de aprendizado envolvida na estamparia através de transferência de calor. Vamos a 4 dicas que vão ajudar nesse aprendizado e, quem sabe, poupar gastos com erros que podem ser evitados.
Um dos erros mais comuns e frustrantes ocorre pelo erro de posicionamento da arte. Isso pode significar que sua estampa fique distorcida, descentralizada, ao contrário ou de cabeça para baixo. É frustrante porque você sabe que esse erro poderia ter sido evitado. Ao estampar por transferências, a imagem precisa ser espelhada para que seja impressa da maneira correta.
Para evitar uma impressão torta, posicione o substrato corretamente. Para uma camisa, isso significa alinhar a etiqueta com as costas da camisa e alisar o substrato. Existem grades ou sistemas de grade a laser que podem ajudá-lo no posicionamento. Abaixe a prensa térmica lentamente e aplique pressão suficiente para evitar deslocar o substrato durante a transferência.
Sua estampa deve se ater ao substrato para que, quando você retirar o transfer, a estampa permaneça intacta no substrato. Uma transferência bem feita não sairá lavagem após lavagem. Se suas artes estiverem descolando com o papel de transferência ou saindo depois de uma lavagem, várias coisas podem ser responsáveis.
Primeiro, verifique se a sua prensa térmica é do tipo certo para o seu substrato; nem todas as transferências de calor são adequadas para todos os materiais. Segundo, você pode “pré-prensar” o substrato para aquecê-lo e evaporar qualquer umidade que possa interferir na adesão. Por fim, aplique pressão ao aplicar sua arte.
Preste atenção à temperatura, tempo e pressão.
Uma imagem perfeitamente aplicada é desperdiçada se o substrato sofrer com queimaduras, descolamentos ou derretimento durante o processo de transferência.
Então, nesse caso, o calor da prensa pode estar danificando o substrato. Portanto, você precisa ajustar a temperatura ou reduzir a quantidade de tempo que seu substrato está sob o calor.
Você levanta a parte superior da prensa térmica para encontrar uma arte perfeitamente aplicada, mas com um problema: a cor do substrato migrou para a tinta da estampa.
A migração do pigmento ocorre quando o calor da sua impressora transforma o pigmento de cor presente no substrato sintético em um gás, permitindo que se misture à tinta da sua imagem. Sendo assim, você pode reduzir o calor da sua prensa durante o processo de transferência.
Cuidado com os erros comuns ao aplicar transferências de calor. De qualquer maneira, leia sempre as recomendações do fabricante para suas prensas térmicas, substratos e sua impressora e sempre execute testes antes de imprimir valendo. Seguir essas dicas pode ajudar a evitar erros que atrasam a produção e custam dinheiro à sua empresa.
Fonte: Anatol
Se gostou, não deixe de acompanhar o nosso Blog e seguir a Fremplast nas redes sociais: Facebook, Instagram, Youtube e Twitter.