Todo mundo sabe que o italiano Leonardo Da Vinci além de gênio e inventor, foi também um excelente desenhista. Seus desenhos o ajudavam em seus estudos ao explicar e ilustrar a operação de suas invenções. Não por menos, o seu aniversário 15 de abril, foi escolhido como o Dia Mundial do Desenhista.
A profissão do desenhista, além de exigir bastante criatividade, é uma profissão bastante sensível também, já que transforma palavras, histórias ou dados em traços que ajudam na compreensão do conteúdo. Muitos conceitos ou sentimentos são por vezes complexos de se expressar com a palavra escrita e se tornam muito mais próximos do entendimento com o desenho, uma linguagem universal.
A ilustração além de ajudar no entendimento de dados e tradução de sentimentos também funciona como entretenimento, sem falar da sua fundamental importância na arte, moda e decoração.
Um desenhista não requer formação acadêmica, mas o talento nada será sem informações e referências artísticas. Seja em cursos ou auto-ditada, o profissional precisa conhecer técnicas, estilos e movimentos para criar uma obra consistente.
Parabéns a todos os profissionais que deixam nossa vida mais lúdica e trazem arte para o nosso dia-a-dia.
Para mais dicas continue nos acompanhando também no Facebook e Twitter!