A fim de entender o comportamento de consumo dos moradores de cidades do interior do país, o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) encomendou pesquisa que mostra mercado com potencial de gastos de R$ 827 bilhões por ano, dos quais R$ 36 bilhões são destinados à compra de vestuário e confecções. A maior fatia dos gastos totais – R$ 265 bilhões – vai para a reforma da casa, revela a pesquisa, que teve parte dos resultados divulgada ontem, 14 de maio.
Para compor esse recorte do interior brasileiro, a pesquisa não incluiu 919 cidades que compõem regiões metropolitanas, como Guarulhos, ou municípios bem grandes, como Campinas. Resultou em um grupo de 4.619 cidades, das quais 4 mil têm até 50 mil habitantes, onde vivem 94,3 milhões de pessoas, ou seja, praticamente metade da população brasileira, indica o Instituto Data Popular contratado para realizar a pesquisa.
Segundo o Sebrae, o estudo confirma a existência de um mercado promissor para os pequenos negócios. “Além disso, a pesquisa mostrou que os consumidores no interior definem suas compras principalmente com base no preço e na qualidade e dão menos importância à marca”, declarou o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. O potencial de gastos desse universo corresponde a 38% do total de consumo do Brasil, aponta a pesquisa.