Nós sabemos que o Foil não é novidade alguma para quem trabalha com serigrafia, porém decidimos trazer para você um post mais completo sobre esse material. Estamparia com Foil já existe há muito tempo, o que pudemos acompanhar ao longo do tempo foi o surgimento de novas cores!
Você sabia que tanto no Antigo Egito quanto na Idade Média finas tiras de ouro eram marteladas para imprimir o foil? Sim! Eles enfeitavam muitos objetos, de caixões a livros, elas eram chamadas de Folhas de Ouro. Apenas no século 20 o ouro foi abandonado devido ao seu custo e foi substituído por folhas metálicas coloridas.
Hoje em dia temos muitas cores em foil. Passamos das tradicionais dourada, acobreada, bronze e prateada para outras cores como vermelho, azul, verde e rosa!
O foil é um filme de poliéster que recebe a aplicação de desmoldante, laca, metal e adesivo, tornando-se uma película decorativa que deposita metalização sobre os tecidos, e por isso sempre foi bastante importante para a estamparia e seus designers que encontram a possibilidade de efeitos diferenciados e atraentes com o uso desse material. Muitos padrões podem ser criados, inclusive padrões que sugerem movimento e dão efeito 3D conforme a luz.
Existem algumas dicas para quem deseja trabalhar com esse material. Uma dica essencial é primeiramente escolher a cor que você pretende trabalhar, pois nem sempre todos os tipos de foil vem com a mesma cor. Caso você vá trabalhar com dois papéis de foil, um em cima do outro, certifique-se que eles sejam compatíveis. Além disso, a segunda dica é verificar se o tipo de foil também é compatível com tecido que você deseja estampar.
Aproveite e conheça a linha de foil da Fremplast e surpreenda-se!
Continue nos acompanhando também no Facebook e Twitter!