Fluxo de trabalho organizado. Você tem? Não importa o tamanho da sua empresa de personalização e/ou impressão, uma coisa que todas as empresas desse ramo devem ter em comum, isso se pretendem lucrar e nós acreditamos que é o objetivo de todos, é ter um fluxo de trabalho organizado. Apenas com isso bem determinado, você será capaz de conseguir mais e mais trabalhos e encomendas sem perder o controle e manter as entregas e os resultados em dia.

Mas como começar? A nossa primeira dica é se atentar a todas as etapas do processo de impressão e entender como cada etapa tem seu impacto no fluxo de trabalho. É preciso ter estratégias para desempenhar cada etapa, como por exemplo ter um padrão de onde, quando e como cada etapa é feita. Seguir uma rotina é uma ótima forma de não se perder e manter um padrão sobre o resultado final, além de que é fundamental saber o quanto cada etapa leva para que você consiga programar uma produção sem ter que se desesperar com o prazo que passou para o cliente.

Se você não mexe na sua organização e programação há muito tempo, que tal tirar um dia e ver o que você pode melhorar ainda mais? Que tal encontrar novas formas para otimizar o seu tempo? Afinal, acreditamos que não exista sequer um lugar que já esteja bom mas que não dê para ficar ainda melhor.

Mais uma dica que gostaríamos de compartilhar com vocês é a documentação dos seus trabalhos. É como se cada novo projeto tivesse um diário, onde você pode anotar datas, deadlines, pedidos especiais dos clientes, fornecedores de tintas e substratos que utilizou, técnicas, tempo que levou, correções que tiveram de ser feitas… dessa forma você aprende bastante e tem um registro dos erros e acertos para que possa consultar nos futuros trabalhos.

Fazer esse acompanhamento por softwares no computador é uma boa opção, pois quando você precisar fazer uma consulta talvez seja mais simples de encontrar. Você pode usar tabelas no Excel ou mesmo salvar diretamente na nuvem em documentos do Google Drive. Se você já prefere algo mais analógico, um bom e velho caderno também funciona muito bem.

E no dia-a-dia? Já pensou em ter uma lousa no ambiente de trabalho? Assim toda manhã você pode preenchê-la com as tarefas do dia e indicar sua ordem de prioridade. Nós garantimos, é uma sensação maravilhosa chegar ao fim do dia com a lista de tarefas cumprida!

Vamos falar mais sobre fluxo de trabalho aqui no Blog e procurar outras dicas que possam otimizar seu dia-a-dia! Esperamos que tenha gostado.

5 conselhos para ser um profissional de serigrafia com sucesso

influência das cores

Fatos e Estatísticas sobre a influência d...

Veja como as cores podem ajudar ou prejudicar os seus negócios na hora de criar e vender produtos: A cor pode ser responsável por 60% da aceitação ou rejeição...

Leia Mais
serigrafia paixão

Serigrafia – Paixão que vem de long...

Serigrafia é uma paixão que dividimos com vocês! Por isso, gostaríamos de compartilhar um pouco de quem respondeu nossa pergunta e nos contou como foi o seu início com...

Leia Mais
áreas da serigrafia

Espaços da Serigrafia

Hoje vamos falar sobre 4 espaços necessários na hora de montar sua serigrafia. Área de impressão A área de impressão é a parte principal do estúdio. Sendo assim. este...

Leia Mais