O fleece é um material sintético feito de poliéster especialmente processado para criar um material grosso e quente, mas leve e macio. Existem muitas variedades diferentes em densidade e aparência.

74bf726e20d6245a581d80b1444dd391 300x300 - Fleece - características e como estampar

6888c54b803e8366e75318fe5097eb4a 300x300 - Fleece - características e como estampar

fotos: Reprodução Pinterest

Abaixo vamos conferir as principais vantagens do fleece:

RESISTÊNCIA AO DESGASTE – Com o devido cuidado, o fleece dura muito tempo sem perder a forma e a textura.

SECA RAPIDAMENTE – Não absorve a unidade, permitindo que o material seque rapidamente.

BAIXO CUSTO – Devido ao fato de os inventores não patentearem sua invenção, bem como a acessibilidade às próprias matérias-primas, o fleece é um tecido bastante democrático.

CONFORTO – Incrivelmente macio, suave e agradável ao toque. Não tem a sensação de “escorregadio” comum a outros tecidos sintéticos e não irrita a pele.

FÁCIL DE LIMPAR e HIPOALERGÊNICO – O fleece não é um alérgeno e, portanto, é uma ótima opção para a produção de produtos infantis.

Estampando em Fleece

A primeira coisa a se ter em mente é que estampar em fleece pode não funcionar muito bem em prensas manuais, pois a tinta pode ficar grossa. As características deste tecido podem causar alterações durante o processo de impressão. Uma dica para garantir que sua arte não fique distorcida ou borrada é usar uma boa cola adesiva para prender o substrato. Afinal, a última coisa que você quer é que seu trabalho seja arruinado porque o substrato se moveu.

Mas aqueles que têm uma máquina para serigrafia automática podem criar uma impressão realmente bem-sucedida, especialmente se você tiver em mente a importância de usar uma camada mais fina de tinta. Isso ajudará a gerar uma impressão limpa e suave.

Ajuste a distância

Sempre que você trabalha com um material mais espesso, é preciso ajustar a distância entre a tela e o tecido, pois necessitamos espaço suficiente entre a tela e o substrato para removê-la corretamente e criar uma impressão nítida. Como regra geral, o espaço para a impressão de peças mais grossas como moletons e fleece é o dobro da distância normal.

Risco de Encolher

Quando exposto ao calor intenso, o fleece diminui e causa problemas na estampa. Você pode passá-lo pelo flash cure antes da primeira impressão para garantir que a roupa não encolha depois da aplicação da tinta. Se você não tiver uma flash cure, você pode usar uma secadora para pré-encolher a roupa.

Arte e posicionamento

Já que o fleece é um substrato mais espesso, geralmente exige um depósito de tinta mais pesado. Por esse motivo, artes com detalhes complexos não são recomendados. Ao trabalhar com um cliente ou criar roupas personalizadas para sua loja é melhor escolher por artes mais simples.

O posicionamento também é crucial. Para obter um resultado impecável, tente evitar a impressão sobre costuras e zíperes.

Antes de aceitar uma encomenda, não deixe de discutir com o cliente o que é e o que não é possível no fleece.

Faça testes e ajustes sempre que necessário. Lembre-se de que aprender uma nova técnica leva tempo e prática; portanto, não desanime se ela não der certo da primeira vez!

Aproveite e acesse também: Dicas para escolher o moletom certo para sua marca

Se gostou, não deixe de acompanhar o nosso Blog e seguir a Fremplast nas redes sociais: FacebookInstagramYoutube e Twitter.

estamparia

Destaque a sua estamparia da concorrência

Faça sua estamparia se destacar da concorrência. Para ter sucesso na estamparia, você precisa se diferenciar da multidão. Então, Encontre um nicho! O truque é fazer com que sua...

Leia Mais
tintas para tie-dye

Saiba mais sobre a moda tie-dye

Tie-dye é um termo moderno inventado em meados da década de 1960, porém a técnica é muito mais antiga. O processo de tie-dye normalmente consiste em dobrar, torcer e amarrar...

Leia Mais
conversa de serigrafia com Souza

Papo de Serigrafia – Souza, Jornal ...

Hoje trazemos mais um vídeo espetacular que faz parte do nosso projeto: Papo de Serigrafia! Pensa num vídeo com conteúdo. Pensou? Então é só dar o play. Nosso convidado...

Leia Mais