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Todo dia 15/09 é comemorado o Dia Do Cliente, então gostaríamos de falar um pouquinho sobre essa relação, entre empresa e clientes, que é a peça-chave para o sucesso de qualquer empreendimento.

 

Empatia pode fazer muito pela sua empresa

Pare um momento e pense: Quantos minutos por dia ou por semana, você reserva para se colocar na pele do cliente? Seja sincero com você mesmo. Bom, se você já faz isso, excelente, mas acreditamos que sempre há espaço para melhorar um pouco mais.

Se colocar no lugar do outro é o melhor exercício para saber aquilo que você deve fazer, ou não, e o que pode melhorar. Como podemos colocar esse pensamento em prática no dia-a-dia? Simples: Não engane o seu cliente!

Não faça propaganda enganosa. Não crie promoções falsas. Não tente ganhar uma venda ocultando informações que são importantes para a satisfação do seu cliente. Nós sabemos que em momentos de crise econômica, muitas empresas são capazes de qualquer coisa para conseguir o cliente. Você pode e deve ser criativo, tentar baixar o seu preço de diversas formas, mas jamais engane seu cliente ou entregue um produto ou serviço de má qualidade.

É a máxima: Não faça para os outros o que você não gostaria que fizessem com você.

 

Crie um modelo de atendimento perfeito

Agora faça mais um exercício: pense em você entrando em uma loja, ou ligando para uma empresa e imagine qual tipo de atendimento você gostaria de receber. Anote todos os passos, converse com seus sócios e colaboradores e coloque em prática!

Nós acreditamos que um bom direcionamento seja: Receba o cliente com um sorriso. Seja educado e prestativo sem ser chato. Deixe o consumidor à vontade, dessa forma você irá causar uma ótima primeira impressão.

 

Mostre interesse em ajudar o seu cliente

Preste atenção em seu cliente. Desenvolva um atendimento personalizado de verdade. Saiba suas preferências, quais resultados espera do seu produto ou serviço, pense em como você pode fazer mais por ele e ofereça novas possibilidades. De preferência, monte um cadastro para cada cliente. Cada única informação que ele lhe revela pode significar mais vendas para você.

Como fazer isso? Através de diálogo. Faça perguntas onde ele tenha que lhe dar mais detalhes, ao invés de responder SIM ou NÃO.

Aproveite e confira 3 dicas que fazem a diferença no atendimento, e consequente, no volume de suas vendas:

 

– Entenda muito bem o negócio do seu cliente e quais objetivos ele pretende alcançar.

– Jamais abandone seu cliente após uma negociação.

– Faça visitas para saber da satisfação do cliente com seus produtos/serviços.

 

Aproveitou as dicas? Então já siga para Como crescer sua loja de serigrafia de forma eficiente

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