Há tempos misturar estampas virou recurso infalível para criar produções interessantes e cheias de personalidade. Tudo é permitido: flores com poás, xadrez com padronagens geométricas, animal print com desenhos gráficos. Uma das combinações mais certeiras, aliás, já domina as vitrines de primavera/verão. É a união das clássicas listras com peças estampadas, sejam elas tropicais, florais, em tons fortes ou claros. Para você entrar na tendência sem escorregar, VEJA RIO consultou estilistas de grifes cariocas para revelar os truques infalíveis na hora de montar um look diferente e harmonioso.
Ouse
Muitas peças que você tem no armário podem funcionar combinadas às listras. “Estampas florais, barrocas e geométricas formam ótimas duplas com elas”, garante Paula Aziz, estilista da Agilità. “Para um look mais moderninho, fica legal combinar com poá ou até mesmo estampa de oncinha”, recomenda Mariana Leite, estilista da Eclectic. Para Paola Marinho e Nivea Pires, estilistas das Afghan, vale ousar para deixar o look moderno. “As listras também ganham muita força na mistura com estampas mais abstratas e geométricas. A grande aposta da estação será a mistura de listra com xadrez”, apostam elas.
Nude: seu melhor amigo
Aposte em acessórios de cores neutras como o nude e bege. “O nude é uma cor ótima pois consegue ‘sumir’ e não pesa no visual. Assim, a atenção fica concentrada na roupa”, ensina Paula Aziz.
Florais, a escolha perfeita
As estampas florais são aquelas que mais combinam com as listras, sejam elas horizontais, verticais e ou oblíquas, maiores ou em estampas miúdas, como a liberty. “O resultado do contraste é muito bacana, moderno e feminino”, aponta Roberta Ribeiro, coordenadora de estilo da Maria Filó.
Monte o look
Calça pantanola com listras (skinny também funciona) e camisa mais soltinha com estampa formam o par ideal. “A dica é optar por listras em peças para partes de baixo como calças, saias curtas ou longas e shorts e deixar as estampas para a parte de cima”, ensina Roberta.
Evite
“Unir em um só look estampas de cores fortes e que não combinam pode ficar exagerado”, recomenda Paula Aziz. Para Roberta Ribeiro, coordenadora de estilo da Maria Filó, listras horizontais para calças ou camisas compridas também não são uma boa opção, assim como estampas em tons muito acesos.
Cores em harmonia
A dica para dosar as cores é estipular uma paleta para as duas peças. “O ideal é que a combinação tenha mais ou menos a mesma gama de cores, com pelo menos uma cor em comum na listra e na estampa”, diz Mariana Leite. Outro truque é apostar na dupla PB ou em cores neutras em uma das estampas. “Aí você fica a vontade para usar a cor que quiser na outra peça”, ensina Paula.
Pegue leve nos acessórios
“Já que a roupa já tem bastante informação de estampas, o ideal é que eles sejam discretos”, ensina Mariana Leite. Paola Marinho e Nivea Pires, da Afghan, recomendam: quem quiser um resultado mais moderno e extravagante pode apostar em um maxi brinco. “Pensando no que virá para a próxima estação, um mix de pulseiras torna o look ainda mais divertido.”