O post de hoje é dedicado à estamparia. As estampas são fundamentais para os mercados da moda e da arte. Já imaginou um mundo sem estampas? Já imaginou roupas, cortinas, sofás, tapetes todos de cores lisas? Seria muito chato, não é?
As estampas agregam valor aos produtos, isso porque os tornam diferentes, mais atraentes e originais. Elas transmitem nosso estilo, humor, personalidade e individualidade. Muitos artistas também expressam seus pensamentos e sentimentos sobre o mundo nas estampas que criam. É a criatividade que ao longo dos anos se misturou à tecnologia e novos processos que permitem a cada dia a criação de estampas tão incríveis quanto uma tela de pintura.
A criação de estampas, no entanto, não é simples. É preciso muito estudo e experiência para trabalhar com estamparia. Gracia Casaretto Calderón, designer gráfica, definiu a importância do conhecimento em design gráfico neste processo:
“O conhecimento de design é essencial para a elaboração de produtos que formem conceitos. Estampas criadas desprovidas de projeto de design formam peças de roupa “vazias” e insignificantes, pois a estampa acaba desempenhando função meramente decorativa. Sendo
assim, usuários que buscam uma identificação pessoal com a moda optam por peças mais conceituadas. Com a atual busca constante por estar na moda ou possuir uma identidade marcante perante os demais, o consumidor deseja adquirir produtos que proporcionem estilos de vida.”
Durante o processo criativo existem várias etapas que devem ser seguidas para que o projeto final tenha a relevância desejada inicialmente, são eles: a pesquisa de cores, formas, tema, conceito, materiais, tendências, público consumidor, processos produtivos e mercadológicos, entre outros.
Interessante, não é mesmo? Nós achamos o ramo de estamparia fascinante e sempre bastante promissor. Afinal, para a criatividade não há limites. 😉
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