Um pouco de comunicação ajuda muito a simplificar o processo para você e seus clientes. Então, veja nossas dicas e construa uma boa relação com seus clientes.

Para fornecer o melhor serviço possível, trate cada interação com o cliente como uma oportunidade de aprendizado. Assim, você pode tornar o processo mais fácil e suave no futuro.

relacao com os clientes 1024x577 - Estamparia: Construa uma boa relação com seus clientes

  1. Atenção à arte

    Tudo começa com a arte! Um dos primeiros lugares onde os problemas podem ocorrer é quando o cliente envia sua arte. Ser solicitado a reproduzir um pequeno arquivo de logotipo de baixa resolução em uma camiseta é um problema – mas pode ser evitado se você comunicar os requisitos do trabalho artístico (tipo de arquivo, resolução, cores) com antecedência.

    Se você planeja cobrar pela configuração da arte, certifique-se de que essas cobranças sejam declaradas explicitamente. Quando se trata de arte, também é
    importante indicar as limitações da combinação de cores.

    Mesmo com um bom sistema de correspondência de cores, obter resultados perfeitos nem sempre é possível. Sendo assim, certifique-se de que seus clientes entendam e aceitem o quão perto de uma correspondência eles podem esperar.

  2. Roupas fornecidas pelo cliente: valem a pena?

    É importante que você tenha uma política clara em relação às roupas fornecidas pelo cliente. Se o cliente estiver fornecendo as camisetas, você não pode pedir
    extras em caso de erros de impressão. Dessa maneira, você precisa deixar claro sua margem média de erro.

    Por exemplo, digamos que geralmente tenha uma margem de erro razoável de 2%. Se o seu cliente fornece exatamente 100 camisas, você precisa explicar que o
    cliente só pode esperar a entrega de 98 camisetas. O cliente aceita isso ou, se precisar exatamente de 100 camisas, deve contabilizar os erros de impressão
    fornecendo duas camisetas extras.

    Além disso, se você não está no controle da escolha do fornecedor da camiseta, precisa comunicar que não pode garantir a qualidade da impressão ou quanto tempo ela vai durar porque você não sabe a qualidade da roupa. Você precisa decidir se os produtos fornecidos pelo cliente valem a pena, especialmente em pequenas quantidades.

    Se você decidir lidar com roupas fornecidas pelo cliente, terá que descobrir como definir o preço desses trabalhos para compensar a perda de margem de lucro que obteria fornecendo as camisetas você mesmo.

Dicas extras do que você pode fazer para construir uma boa relação com seus clientes:

Se você solicitar camisetas extras para o caso de erros, mas imprimir o trabalho com perfeição, o cliente pode receber algumas camisetas extras gratuitamente – essa é uma ótima maneira de construir uma boa relação.

Ao entregar o pedido, inclua instruções de como cuidar para garantir uma estampa/impressão duradoura.

Faça uma contagem precisa das camisetas e classifique-as por tamanho ou cor antes da entrega. Dessa forma, o cliente pode saber facilmente que tudo foi entregue exatamente como solicitado.

Faça o que puder para deixar os clientes felizes dentro do razoável. Tenha uma boa atitude focada no cliente, mas perceba que você não pode se dar ao luxo de
agradar a todos. Clientes difíceis valem o tempo e o esforço necessários para mantê-los felizes? Não perca dinheiro tentando satisfazer demandas irracionais.

Aproveite e veja também: 5 Resoluções de Ano Novo para a sua estamparia

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