A área de impressão é a parte principal do estúdio.
Sendo assim. este deve ser um ambiente funcional e agradável, com espaço suficiente e uma boa fonte de ventilação. Portanto, você precisará prestar muita atenção ao feng shui: simplesmente, quanto mais organizado você for, melhor será a sua impressão.
Este espaço também é o local onde você vai secar suas estampas e armazenar materiais, além de passar e pendurar os tecidos estampados.
A área sem tinta é um espaço dedicado ao trabalho de design.
Então, qualquer pequena área improvisada serve, e uma mesa costuma ser suficiente. No entanto, como é aqui que você vai manter e usar suas ferramentas de design digital e analógico, precisa ser um espaço dedicado a essa função.
Este também é um bom lugar para armazenar materiais, bem como manter seu arquivo de estampas.
A área escura é para revestir e secar as telas.
Esse lugar pode ser simplesmente um armário, ou um canto de seu estúdio fechado com uma cortina de tecido preto grosso. O inimigo número um é a luz ultravioleta (UV).
Algumas pessoas emulsionam suas telas em um ambiente à meia-luz, mas, desde que não fiquem expostas à luz solar direta, tudo bem: basta levar para um lugar escuro imediatamente. Em último caso, um efeito de escuro ou meia-luz pode ser obtido com uma cortina grossa e uma lâmpada vermelha.
A área de lavagem é onde você limpa e recupera as telas.
Aqui se faz qualquer coisa que envolva água. Os elementos básicos são uma torneira e uma pia ou banheira para colocar as telas. Uma mangueira de pressão é extremamente recomendável, mas uma mangueira normal serve.
Sua unidade de lavagem deve ser uma área dedicada: pressuponha que ela nunca mais vai ficar limpa. Não se esqueça de proteger as tomadas próximas contra a água.
Material retirado do E-Book: Mestres da Serigrafia
Se gostou, não deixe de acompanhar o nosso Blog e seguir a Fremplast nas redes sociais: Facebook, Instagram, Youtube e Twitter.