Hoje vamos falar sobre 4 espaços necessários na hora de montar sua serigrafia.

  1. Área de impressão

    A área de impressão é a parte principal do estúdio.
    Sendo assim. este deve ser um ambiente funcional e agradável, com espaço suficiente e uma boa fonte de ventilação. Portanto, você precisará prestar muita atenção ao feng shui: simplesmente, quanto mais organizado você for, melhor será a sua impressão.
    Este espaço também é o local onde você vai secar suas estampas e armazenar materiais, além de passar e pendurar os tecidos estampados.

    IMG 20200203 122631957 1024x576 - Espaços da Serigrafia

  2. Área sem tinta

    A área sem tinta é um espaço dedicado ao trabalho de design.
    Então, qualquer pequena área improvisada serve, e uma mesa costuma ser suficiente. No entanto, como é aqui que você vai manter e usar suas ferramentas de design digital e analógico, precisa ser um espaço dedicado a essa função.
    Este também é um bom lugar para armazenar materiais, bem como manter seu arquivo de estampas.

  3. Área escura

    A área escura é para revestir e secar as telas.
    Esse lugar pode ser simplesmente um armário, ou um canto de seu estúdio fechado com uma cortina de tecido preto grosso. O inimigo número um é a luz ultravioleta (UV).
    Algumas pessoas emulsionam suas telas em um ambiente à meia-luz, mas, desde que não fiquem expostas à luz solar direta, tudo bem: basta levar para um lugar escuro imediatamente. Em último caso, um efeito de escuro ou meia-luz pode ser obtido com uma cortina grossa e uma lâmpada vermelha.

    IMG 20200203 113234853 1024x576 - Espaços da Serigrafia

  4. Área de lavagem

    A área de lavagem é onde você limpa e recupera as telas.
    Aqui se faz qualquer coisa que envolva água. Os elementos básicos são uma torneira e uma pia ou banheira para colocar as telas. Uma mangueira de pressão é extremamente recomendável, mas uma mangueira normal serve.
    Sua unidade de lavagem deve ser uma área dedicada: pressuponha que ela nunca mais vai ficar limpa. Não se esqueça de proteger as tomadas próximas contra a água.

    IMG 20200203 111206220 1024x576 - Espaços da Serigrafia

Material retirado do E-Book: Mestres da Serigrafia

Aproveite e veja também: Investindo em sua estamparia durante a pandemia

Se gostou, não deixe de acompanhar o nosso Blog e seguir a Fremplast nas redes sociais: FacebookInstagramYoutube e Twitter.

elementos da arte - Elementos da arte

Elementos da arte

Saiba quais são os elementos da arte para criar melhores estampas. Embora toda arte seja única, a arte de todos os tipos podem ser divididas em elementos específicos. Ao...

Leia Mais
buraco na tela de serigrafia

Prevenindo furos e olho de peixe em matri...

Confira como evitar furos e olho de peixe na matriz serigráfica. Olhos de peixe ocorrem quando óleos ou produtos químicos são deixados na tela após o processo de recuperação....

Leia Mais
recuperar matriz serigráfica

Dicas para a recuperação de telas

Recuperação de telas pode ser meio chato. Quem nunca procrastinou e deixou as telas perto do tanque de lavagem sem recuperá-las? Com os produtos de limpeza certos e bons...

Leia Mais