Dicas para sublimação em canecas

Dicas para sublimação em canecas

Muitas pessoas encontram na personalização de objetos e roupas a sua realização profissional. A sublimação em canecas tem crescido bastante neste mercado pois são excelentes presentes, brindes, recordações e lembranças de aniversários e casamentos.

Para iniciar no ramo de sublimação em canecas os equipamentos necessários são, basicamente, um computador, uma prensa térmica e uma impressora para sublimação.

canecas e sublimação

Fatos sobre sublimação em canecas:

  1. Uma caneca pura de acrílico, dessas que compramos em qualquer mercado, não é possível estampar por sublimação. Assim como as canecas de porcelana, é preciso que a superfície receba um tratamento de resina pois é nesse material que a sublimação acontece.
  2. Depois da impressão, é aconselhável que se faça uma cura do transfer antes da aplicação na caneca, isso previne que a tinta borre facilmente.
  3. Caso uma estampa bem alinhada e centralizada seja o seu objetivo, você pode usar uma fita adesiva para fixar melhor o transfer na caneca e impedir que ele se mova durante o manuseio.
  4. A pressão é uma variável muito importante em qualquer processo de sublimação e neste caso não seria diferente. A pressão média é a mais indicada para estampar canecas já que muita pressão poderia danificar a resistência. Para saber se precisa de mais pressão, você pode prensar uma folha de papel junto com a caneca e deixar metade do papel para fora da prensa: se for possível puxar o papel e retirá-lo, você deve aumentar a pressão.
  5. Canecas do tipo A, AA ou AAA? Essa diferenciação foi criada por empresários que vendem essas canecas, e não por um órgão regulamentador, portanto não existe um padrão de qualidade determinado. Nos resta procurar empresas de confiança, indicações e testar os produtos.

Tem mais dúvidas? Escreva nos comentários abaixo.

Confira também: O que é sublimação?

Gostou? Então não deixe de acompanhar o nosso Blog e seguir a Fremplast nas redes sociais: FacebookInstagramYoutube e Twitter.

Gostaria de fazer um curso sobre sublimação em canecas? Acesse: http://www.comoestamparcanecas.com.br/

26 respostas

  1. Bom Dia!

    Fiz um teste de sublimação em 3 canecas e tiveram o mesmo resultado: A tinta não foi transferida totalmente para a caneca.
    A temperatura estava em 200° e o tempo 180s, o material utilizado foi papel matte e tinta sublimática.
    O que devo fazer nesse caso?

    Alguma dica para que a imagem não fique fraca na caneca?

    1. não existe impressora sublimatica, o que existe é a tinta sublimatica e papel sublimatico ” papel Transfer” é as impressoras para usar essa tinta sublimatica deve ser com o bulk de tinta ” reservatorio externo de tinta”

  2. Bom dia tenho uma impressora L355 com Tinta Sublimática Inktec P/ Transfer – Ink Tec, e uso o Papel Transfer Sublimático 100g fundo compatível com Ink JET Printer. Ao realizar o processo de sublimação em Copo Long Drink a tinta não é transferida completamente para papel. Poderia me passar umas dicas?

  3. Bom dia, quando tento sublimar em canecas, imagens com cor preto, sai avermelhado ou marrom, comecei usando temperatura de 200º com tempo de 180 segundos, já fiz outros testes diminuindo a temperatura e até mesmo o tempo mas continua a mesma coisa, tem alguma dica que possa me dar? obrigado.

  4. boa tarde tenho uma impressora epson t33 e não estou conseguindo instalar ela no windows 8, AI para imprimir estou salvando a imagem e imprimindo através do linux. Minha tinta e papel é para sublimação, quando imprimo a cor sai meio opaca depois quando passo para a caneca ( própria para sublimação) a cor sai meio esfumaçada e o preto sai marrom. Será que você ode me ajudar.

  5. Bom dia, meu nome é Eliel e tenho tido o seguinte problema: quando faço sublimação de áreas maiores e mais chapadas a caneca não fica brilhante quando olhada contra a luz. Aparece a textura do papel e, nas áreas onde o papel não pegou (extremidades superior e inferior) aparece a textura da manta de teflon.
    Estou usando 200 graus e 100 segundos (além do tempo que a prensa leva pra recuperar a temperatura perdida com a colocação da caneca).
    Agradeço por qualquer dica!

    Abraço,
    Eliel

  6. Bom Dia!

    Fiz um teste de sublimação em 3 canecas e tiveram o mesmo resultado: A tinta não foi transferida totalmente para a caneca.
    A temperatura estava em 200° e o tempo 180s, o material utilizado foi papel matte e tinta sublimática.
    O que devo fazer nesse caso?

    Alguma dica para que a imagem não fique fraca na caneca?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *