A serigrafia é tão amada por tantas pessoas por conta de sua qualidade, flexibilidade e durabilidade. No entanto sabemos que quando falamos de estampas com muitos detalhes, como uma fotografia, muitas vezes a sublimação é a primeira escolha. Realmente a sublimação é excelente para transpor uma fotografia para uma camiseta, por exemplo, mas isso não significa que você não deva se superar e criar uma linda coleção de camisetas com estampas a partir de lindas fotografias!

Primeiramente, gostaríamos de dizer que a inspiração para esse post foi a camiseta estampada com a foto do artista  Nick Amrhein. Ele estava presente em um evento de motociclistas e tirou lindas fotos. Inclusive, preste atenção que a pessoa na foto está usando uma camiseta com o nome do fotógrafo. Incrível forma de inserir seu nome, logo ou marca, não é? Além disso achamos que a estampa ficou linda.

fotos: blog.jakprints.com

Vamos conferir algumas dicas?

Dicas para estampar uma fotografia através da serigrafia

Para estampar uma fotografia, é importante que você conheça o processo de separação de cores muito bem. É apenas dessa forma que você irá conseguir fidelidade ao arquivo original, o que fará toda a diferença e tornará a peça atraente. Separar ou indexar cores significa reduzir o número de cores na paleta de cores de uma imagem. Imagina quantas cores existem em uma fotografia? As possibilidades são infinitas! Por isso, reduzir a quantidade de tons e acertar as tonalidades certas, nos lugares certos é muito importante e exige muita atenção.

A indexação de cores foi criada com o propósito de criar estampas com efeitos realísticos  proporcionando toque mais suave nas estampas e é por isso que ela é essencial na hora de transformar uma fotografia em uma estampa. (Caso deseje saber mais sobre separação de cores, desenvolvemos um material especial, acesse Index Color).

Uma dica interessante, ao trabalhar com fotografias, é o alto contraste. Uma foto bem contrastada facilita na hora de separar e escolher as cores. No caso do exemplo, a foto em P&B, o contraste contribui na escolha das tonalidades de cinza o que fez com que a estampa ficasse bastante verossímil à fotografia. No exemplo que selecionamos, foram usadas apenas três tintas: uma branca e dois tons de cinza.

Por fim, gostaríamos de dar uma dica sobre a ordem das cores. As cores mais escuras devem ser usadas primeiro. Dessa forma podemos garantir a profundidade delas, por último as cores mais claras de forma que sua luminosidade se destaque.

Se gostou, não deixe de acompanhar o nosso Blog e seguir a Fremplast nas redes sociais: Facebook, Instagram, Youtube e Twitter.

2 Responses to Dicas: Estampando uma fotografia com serigrafia
  1. Gostaria de saber mais sobre a estamparia com fotografias. Tenho muitas imagens bacanas e gostaria de aproveitá-las.
    Como faço? Aguardo retorno, por favor,
    Obrigada
    Sandra Mendes
    Fotograifas

    • Sandra, bom dia!
      É como esta escrito na matéria do blog, processo de separação de cores na imagem em photoshop para criação das telas e posteriormente aplicação com as tintas index fabricadas pela Fremplast. Grande abraço


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.