Linha Soft ZT, pelas suas características, físico-química e pelo tipo de resinas diferenciadas utilizadas na sua formulação, apresenta um diferencial, proporcionando cobertura e toque muito macio, superior às tintas comuns, inexistência total de tack, com elasticidade incomparável e toque macio.  

INDICAÇÃO:
A Linha Soft ZT é indicada para ser estampado sobre tecidos de algodão 100% e suas misturas, tecidos sintéticos em geral, e tem como principal característica a leveza do produto final e elasticidade boa. A diferença consiste nas Resinas utilizadas, que são sólidas, leves, macias e elásticas e só penetra no tecido a camada necessária para sua ancoragem e fixação.
Recomendamos realizar testes prévios, em tecidos que apresentem acabamentos como silicone, impermeabilizantes e teflonados, pois pode ocorrer uma ancoragem deficiente da tinta sobre o substrato.
Atenção: Viscolycra, não é tecido sintético, e sim, fibra química ou artificial. Tem sim uma pequena quantidade de Elastano em sua composição de 4% a 8%, o que para muitos fica a imagem de que se trata de uma fibra sintética, deve se efetuar testes.

PREPARAÇÃO DA MATRIZ:
A matriz deve ser preparada com emulsão Fremplast base água com poliéster de 43 a 61 fios monofilamento. Se houver necessidade de retículas para fundo, utilizar tela de 54 a 77 fios.

PREPARAÇÃO E APLICAÇÃO:
Por ser um produto à base de resinas aquosas se indica trabalhar com os quadros carregados de tinta, para se evitar formação de crosta ou oxidação com secagem das tintas, provocando entupimento das telas. O produto deve ser aplicado com quadro sem relevo na emulsão, e o número de passadas do rodo para a aplicação deve ser de no mínimo 4 vezes, promovendo a penetração no substrato. Deve ser repicado no mínimo uma vez, caso necessite sugerimos aplicar maior quantidade de repiques, para garantir a resistência e à elasticidade da tinta, a penetração da tinta sobre o substrato é muito importante para fixação e evitar o tack.

Cores disponíveis/códigos: 100.112.110.180.510.

SECAGEM E POLIMERIZAÇÃO:
A Linha Soft ZT, por ser um produto de cura ao ar, após estampado e seco, fazer testes de lavagem após 72 horas. Em alguns tecidos sintéticos inclusive na Viscolycra (apesar de não ser tecido sintético possui acabamento especial), indicamos estufar pois mesmo sendo um produto de cura ao ar, há vários tipos de tecidos sintéticos com acabamentos variados no mercado, e em alguns casos não permitem fixação com cura ao ar. Indicamos após estampar e secar estufar por 3 minutos, a 140ºC á 160°C.
Cuidado: Linha Soft ZT secagem e cura ao ar, quando utilizados em Viscolycra ou tecidos com acabamentos especiais, não devem ter secagem forçada com flash cure, soprador térmico ou “pau de fogo”, principalmente se a penetração da tinta sobre o substrato não estiver satisfatório. Esses equipamentos provocam choque térmico, ocasionando tack, utilizar mesa térmica sem excesso de temperatura.

LIMPEZA DA MATRIZ:
A matriz deve ser limpa com uma espátula para remover o excesso do produto, e logo
Após, lavar com água e sabão.

ARMAZENAGEM:
O produto deve ficar sempre em local fresco e arejado evitando a sua decomposição.

Válido por 24 meses a partir da data de fabricação.

– Manter as embalagens fechadas, fora do alcance de crianças e longe de calor.
– Usar máscara protetora, óculos de segurança e luvas.
– Em caso de contato com os olhos, lavar em água corrente em abundância por mais ou menos 15 minutos.
– Se ingerir, não provoque vômito, procure atendimento médico.

A Fremplast reserva o direito de atualizar este Boletim Técnico, com o intuito de melhorar as informações sobre o uso deste produto sem aviso prévio. Todas as informações neste Boletim Técnico são baseadas em testes em nosso laboratório e em experiências de clientes que operam com este sistema de aplicação. A Fremplast recomenda que todos os produtos sejam previamente testados para um bom resultado e segurança.

Para maiores informações entre em contato: SAC: 0800 – 772 – 1069 / 55 11 2489-6969 / [email protected]

LEMBRE-SE: Equipamentos de proteção individual (EPI) são indispensáveis para o manuseio desde produto. O uso de produtos químicos dentro das normas ambientais e de segurança é um dever de todos.