Design Thinking é inovação

Design Thinking é inovação

design-thinking

Design Thinking nada mais é que um processo de inovação que coloca em primeiro lugar a experiência das pessoas. Nada é tão importante para o design thinking quanto a empatia, ou seja, se colocar no lugar do outro.

 

Com o design thinking, primeiramente entendemos as necessidades das pessoas, enxergamos os problemas enfrentados por elas e a partir desse momento tentamos encontrar soluções para esses problemas e necessidades. Ou seja, mais uma vez é importante deixar claro que as pessoas e as experiências do seu dia-a-dia são colocadas no centro do desenvolvimento de um projeto.

 

Para que se encontrem soluções, a criatividade é um elemento indispensável, no entanto a razão desempenha papel tão importante quanto, afinal, uma inovação só alcançará o sucesso se tiver base em um tripé composto por 3 partes essenciais a qualquer proposta: ser desejável pelas pessoas, possível tecnicamente e viável financeiramente. São esses três pontos juntos que configuram e possibilitam uma inovação.

 

Ao entender os métodos e processos que designers usam para apresentar inovações, indivíduos e organizações são capazes de concentrar seus esforços e processos de criação para gerar mais qualidade de vida às pessoas. E as possibilidades são fantásticas.

 

Seguem 2 exemplos simples de inovação e design thinking que melhoram as experiências de pessoas ao redor do mundo.

 

O primeiro é o Kangoroo Cup, um projeto incrível de uma garota de apenas 11 anos de idade que ao ver seu avô, portador de Parkinson, derrubar suas bebidas resolveu mudar a forma da caneca ao adicionar 3 pernas ao objeto. Simples, e genial!

Kangaroo-cup1

Abaixo você vê o WaterWheel, não parece nenhuma inovação não é verdade? No entanto o WaterWheel facilitou a vida de pessoas que precisam andar horas para conseguir água potável. Hoje, 1 em cada 6 pessoas ainda fazem isso. Antes, essas mulheres levavam a água em potes de barro sobre suas cabeças. O recipiente criado pela empresa consegue armazenar 50 litros, 5 vezes mais que os potes de barro, e as mulheres podem “rolar” a água, o que deixa a tarefa muito mais fácil e com menos desgaste na saúde.

Hippo-Roller-2

Muito legal, não é? Design thinking é o futuro das inovações.

 

Continue nos acompanhando também no Facebook e Twitter!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *