Sylvio Napoli, coordenador da área de tecnologia e inovação da Abit, fala mais sobre a importância de aplicar conceitos inovadores “no elo mais fraco”, porém “mais importante”, mas sob outro aspecto: segundo ele, 80% dos trabalhadores dessa cadeia precisam de “ingredientes que melhorem seu patamar” para que ele se profissionalize. Em resumo, a ideia é aplicar conceitos de tecnologia da informação dentro de um processo que hoje é feito manualmente.
“O trabalho de costurar é antigo, mas é preciso mudar os conceitos e atualizá-lo. Além de alterar processos, como corte de tecidos, foi delineada a necessidade de criar uma escola para a costureira saber trabalhar na frente do computador. Ou seja, inserir automação para melhorar processos, qualidade dos produtos, reduzir custos e até ‘resgatar a autoestima’ desses profissionais, que se tornarão mais qualificados”, acredita.
Como funciona – A “Confecção do Futuro” envolve consultoria especializada em projetos de manufatura e instalação de unidades produtivas, que inclui representantes do Senai Cetiqt. O projeto se divide em quatro etapas (definição conceitual da “Empresa de Confecção do Futuro”; apresentação de conceitos a empresários e seleção de interessados; entrevista e seleção; elaboração de estudo de viabilidade técnica e econômica futurista e implantação do empreendimento) e deve acontecer ao longo de um período de 12 meses, com recursos da agência.
“As modernizações que pretendemos alcançar vão desde vendas pela internet, conexão com redes de inovação industrial e institucional, postura mercadológica ofensiva, atuação global, gestão profissionalizada, certificação e design incorporado ao modelo de negócios, entre outros. A expectativa é que essa “Confecção” seja diferenciada da tradicional, tanto em modelo de negócio como em gestão, processo e produto”, ressalta Ulharuzo. Segundo ele, o projeto está em andamento, mas ainda será constituída a comissão avaliadora para selecionar a empresa.
Fonte: Diário do comércio
Excelente! Acredito de fato que profissionalizar a operação de costura é o grande diferencial de quem pretende se manter no mercado e com isso, adquirir e manter clientes internos e externos. Pretendo me engajar neste conceito de Confecção do Futuro adequando meu negócio para se adequar nas mudanças mercadológicas contemporâneas.
Att
Alexandre Di Salerno
11 953574024 tim