Na dúvida de boas combinações com as nossas próprias roupas — ou até mesmo na procura de algo diferente para nossos looks — acabamos nos esquecendo de uma peça que tem o poder de sanar ambos os problemas: o macacão.
Possuindo cortes e comprimentos completamente distintos, o macacão é um item no guarda-roupa que pode transitar entre as diferentes estações, tornando-se assim uma peça-chave damoda feminina para quem tem o poder de dominá-lo. Ainda não sabe como usá-lo no seu dia a dia? Acompanhe nossas dicas abaixo!
Cuidados ao escolher o seu macacão
Mesmo que o macacão possua ótimos pontos positivos, ele traz um contra que pode acabar com a produção caso não seja dado a devida atenção: ele tende a aumentar (e muito) o tamanho do quadril. Sendo assim, mulheres que possuem a região dos quadris muito avantajada têm que evitar a peça.
Ainda seguindo a ideia de evitar a criação de volumes desnecessários, os macacões em tecidos leves — como a seda, a musseline ou o chiffon — só podem ser utilizados por quem realmente está com o corpo magro, pois estes modelos também podem engordar a silhueta feminina.
Entretanto, para aquelas que ainda querem apostar no macacão sem medo do aumento visual, a opção de modelos que possuem uma modelagem mais afunilada nas pernas, como as skinny e ascenouras, são certeiras para quem não usa o manequim 38.
Além disso, modelos confeccionados em tecidos mais encorpados e pesados são alternativas para quem quer passar longe da chance de ficar mais cheinha com o macacão, pois vestem melhor em quase todos os biótipos, e por se ajustarem melhor as curvas criam a possibilidade de formar um visual mais esguio.
Macacão para o ambiente de trabalho
Se você está decidida a empregar o macacão ao seu guarda-roupas, saiba que ele pode ser usado no ambiente de trabalho desde que possua a calça comprida e o decote em um modelo comportado. Além disso, o tecido empregado necessita ser dos mais encorpados, pois assim a peça se mantém no lugar e também não cria nenhum jogo de transparências — características completamente proibidas para um escritório. Uma dica para looks com macacões para o trabalho é combinar a peça com outra, como um blazer, por exemplo.
Macacão para o dia a dia
Em ocasiões informais o macacão pode ser usado sem muitas restrições, pois não existe muitos empecilhos em relação a comportamentos. Peças mais curtas, estampadas ou com recortes mais ousados podem ser utilizadas sozinhas ou ainda com complementos, tais como acessórios elaborados e blazers coloridos, como os neons ou os estampados nas peças em tons sóbrios.
Qual sapato usar com o macacão?
Não são todos os sapatos que combinam com certos modelos de macacões, isso porque algumas peças possuem comprimento e barra em shapes que dificultam uma boa produção. A regra, em geral, tende a dar preferência para modelos de calçados que exibam o peito do pé quando omacacão for comprido, pois assim o efeito “pé fantasma” é descartado.
Peep toes, anabelas e scarpins são as melhores opções para modelos com calças mais compridas e com barra mais ampla, pois além de deixarem o peito do pé livre ainda contam com saltos que não deixam a barra do seu macacão arrastando. Entretanto, descarte qualquer modelo de calçado que possua o bico fino e pontudo e dê sempre preferência para os que possuem ponta arredonda.
Caso o seu macacão deixe seu tornozelo a mostra — como os modelos que se assemelham a calças skinnys — ou seja mais curto, como os shorts, você pode dispensar o salto alto e apostar em sapatilhas e slippers, tornando o look mais casual e confortável.