Jillian Mercado, 26 anos, é uma blogueira de moda que está ingressando na profissão de modelo. Ela é a estrela da campanha “We are conected” (estamos conectados, em português) da Diesel e do novo portfólio da Nordstrom. Jillian também é vítima de um tipo de destrofia muscular.
Desde os 12 anos de idade Mercado precisou usar cadeira de rodas. Isso, todavia, não representou um impasse no futuro da jovem, que atualmente administra de um blog de moda muito bem sucedido, o Manufactured 1987. Ela começou a assumir trabalhos como modelo no inicio do ano, ao ser escalada para uma campanha de jeans da Diesel.
“Ela é totalmente destemida e foi realmente uma inspiração para mim”, disse a stylist Nicola Formichetti (que designou Mercado e outros 22 modelos para a campanha) ao Women’s Wear Daily. “Você não tem que ser um tipo de modelo convencional para representar a marca”, completou Formichetti.
A modelo também foi selecionada para figurar no catálogo de verão da marca de varejo norte-americana Nordstrom. “Acredito que é preciso haver mais diversidade na forma como os modelos são representados na moda “, disse Mercado ao Identities Mic. “Porque, no final do dia, eles estão vendendo roupas, e se você, como o consumidor, não se imaginar com essas roupas, algo está errado”, justificou Jullian.
Em seu blog, Mercato escreveu que, com trabalho duro e dedicação, nasa é impossível: “Isso só mostra que tudo neste mundo é possível, com um pouco de trabalho duro, você pode mover montanhas”. Segundo ela, o sentimento de saber que seu trabalho duro valeu a pena é inexplicável.
O sucesso de Mercado é um exemplo de que há espaço para mais diversidade na indústria da moda, até porque as convenções estabelecidas pelo universo “fashion” estão ficando ultrapassada e, gradativamente, esses estereótipos estão sendo derrubados pelos próprios consumidores, que na maioria das vezes não se encaixam no padrão de beleza que é ditado pela moda.