A ciência e importância da Colorimetria

A ciência e importância da Colorimetria

colorimetria

Vamos começar partindo do conceito que Colorimetria é a ciência e o conjunto de tecnologias envolvidos tanto na quantificação quanto na investigação física e psicológica do fenômeno de percepção decores pelos seres humanos. Para partirmos desse conceito é importante, no entanto, que expliquemos que tecnologias são essas. Muito provavelmente você já as conhece ou já ouvir falar: tom, luminosidade e saturação. Mas como elas atuam?

O tom, por exemplo, é o intervalo de longitude de onda entre o qual se pode escrever uma cor. O tom, na verdade, é o que faz com que a gente reconheça as cores como azul, amarelo, vermelho e etc. Luminosidade é a claridade ou falta dela em uma determinada cor e saturação da cor é um parâmetro que especifica a qualidade de um matiz de cor pelo grau de mesclagem do matiz com a cor branca.

Resumindo, a colorimetria mede a quantidade de luz transmitida em uma solução e é função do colorimetrista, através deste conjunto de técnicas, chegar à cor desejada pelo cliente. Porém, se você acha que o trabalho acabou por aí está enganado! Afinal a cor da tinta em uma solução e a cor da tinta impressa em tela podem se diferenciar, por isso faz parte do trabalho de colorimetria fazer testes. Além da cor, dependendo do efeito necessário, como textura ou tipo de impressão, é necessário que a solução seque menos ou mais rapidamente e nesse caso é feito o uso de catalisadores.

Interessante, não é? É um trabalho que exige bastante técnica e experiência!

Continue nos acompanhando também no Facebook e Twitter!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *