Em primeiro lugar é preciso entender exatamente como funciona o processo de sublimação. Não é preciso ser nenhum especialista em química para isso, no entanto ao entender esse processo você poderá, facilmente, conhecer os materiais com os quais é possível trabalhar e evitar diversas dúvidas e contratempos que surgem para quem começa a estampar diversos materiais por esse processo.
Sublimação o que é preciso
Sublimação é a mudança do estado sólido para o estado gasoso, sem que passe pelo estado líquido. Equipamentos e materiais necessários para sublimação
Impressora
Você vai precisar de uma impressora sublimática! A impressora para sublimação funciona como uma impressora comum, no entanto, adaptada a um bulk ink, essa impressora irá trabalhar com tintas sublimáticas.
Tintas Sublimáticas
A tinta sublimática é um corante especial que quando aquecida passa de seu estado sólido para o gasoso e suas partículas pigmentam o poliester.
Papel sublimático
O papel sublimático, diferente do papel comum, recebe uma resina em sua superfície. Essa resina é essencial pois com ela o papel não absorve a tinta sublimática como uma sulfite o faria e melhora a transferência da tinta para a superfície a ser estampada.
Prensa térmica
A prensa térmica é necessária para o processo de sublimação pois é ela que irá aquecer a tinta de forma que ela entre em estado gasoso para tingir o produto. O profissional que irá trabalhar com sublimação sempre deverá estar atento a 3 variáveis: pressão, tempo e temperatura.
Aproveite e confira o porque esse processo ganhou tantos adeptos: As maravilhas da Sublimação.
Confira também: Moda Preto e Branco: as famosas que aderiram à calça listrada.
Olá, queria apenas dizer, adorei essa postagem. Foi útil.
Continue postando!