Algumas empresas já fazem a reciclagem das fibras e acrescentam o material reaproveitado aos produtos novos.
Preocupação com o meio ambiente
A preocupação com a exploração dos recursos e com a preservação do meio ambiente leva a uma busca por iniciativas que priorizem a reciclagem. Essa preocupação também está presente na indústria têxtil e de vestuário, que passa a olhar com outros olhos para as roupas já utilizadas pelo consumidor e que vão parar no lixo.
Grandes empresas investem na reciclagem das fibras têxteis
Empresas como a H&M, G-Star e Kuyichi visualizaram essas questões e investem na reciclagem das fibras têxteis. Um sistema que tem como característica o fechamento do ciclo na cadeia de produção e comercialização da roupa e que reduz o impacto ambiental provocado pela indústria de vestuário, pois diminui a quantidade de rejeito levado para os aterros.
Um exemplo de sucesso dessa reciclagem é da H&M, que está recolhendo roupas velhas em diferentes países.
A empresa criou um incentivo para que as pessoas contribuam com a iniciativa. A cada sacola de roupas velhas que o consumidor entrega na loja, ele recebe descontos na compra de novos produtos. As lojas aceitam peças de todas as marcas e o consumidor pode contribuir, no máximo, com duas sacolas por dia.
O especialista de ciclo de vida da H&M, Erik Karlsson, aponta que até 95% do vestuário que são jogados nos lixões poderiam ter outras utilizações. Na Suécia, por exemplo, as pessoas põem fora cerca de 15 quilos de roupas por ano.
Já a G-Star começou a reciclagem das roupas usadas dentro de “casa”, ou seja, o jeans velho usado pelos funcionários e as peças defeituosas estão sendo reaproveitados. A reciclagem de fibras também é feita pela Kuyichi. A empresa tem a intenção de ampliar em até 40% o uso desse material nos seus jeans. E para garantir a qualidade e a resistência do material final, o material reaproveitado é fiado com algodão virgem orgânico e depois será usado como denim.
A importância da reciclagem de roupas velhas
A reciclagem das fibras evita com que toneladas de produtos vão pára o “lixão” e ajudam a natureza, uma vez que camisetas, jeans e tecidos de algodão – fibra natural – podem levar até um ano para se decompor. Esse tempo aumenta quando se trata dos tecidos sintéticos que podem levar, no máximo, um século para se desintegrarem, mesmo período que metais e borrachas levam para se decompor.
A reciclagem das fibras pode se tornar uma prática ainda mais frequente. Para isso é necessário que os consumidores entendam a importância destas iniciativas e tornem-se mais criteriosos com os métodos utilizados para se desfazerem das suas peças de vestuário.
Olá…
Meu nome é Silvia, gostaria de saber se existe esse projeto em Vila Velha es.
Tenho muito interesse em fazer parte desse lindo trabalho.
Gratidão.