O novo material foi sintetizado em um laboratório de Química Orgânica por químicos da época, o que eles não sabiam é que essa descoberta iria revolucionar a nova geração. Na década de 40, o nylon foi colocado à venda na forma de meias, qual não foi a surpresa diante do sucesso do produto: as primeiras horas de comercialização do novo material sintético já foram suficientes para vender mais de milhões de pares de meias.
O sucesso pode ser explicado pelo preço do nylon, que é bem mais acessível do que o da seda. Mas esta não foi a primeira aplicação do nylon, ele foi empregado pela primeira vez na fabricação de escova de dente, 10 anos antes de se transformar em meias.
Veja o processo químico para se obter o nylon: a mistura de ácido adípico e hexametilenodiamina. Esses compostos são constituídos por 6 carbonos cada, a resistência do nylon é explicada pelo procedimento de obtenção do produto, para conseguir essa propriedade foi preciso vários experimentos até chegar à conclusão: a fibra para se tornar elástica e resistente precisava ser fundida em altas temperaturas, ou seja, em ponto de fusão elevado.
Sobre a Fremplast
Desde 1976, sediada em Guarulhos, a Fremplast vem tornando-se referencia na fabricação de tintas, vernizes e insumos para a linha gráfica, serigráfica e digital e na representação de equipamentos. Todos os seus produtos são fabricados com a mais alta qualidade e tecnologia industrial com padrão ISO 9001:2008, além da constante preocupação com meio ambiente e a sustentabilidade.