Sim, para você que chegou naquele momento importante da vida, que não tem mais como voltar: a hora de abrir seu próprio negócio! Sabemos que não é fácil, sabemos que no Brasil a burocracia e os impostos já deixam muitas pessoas desanimadas, mas se você ainda deseja ter a sua própria estamparia é porque você é uma pessoa determinada! E é por isso que hoje vamos falar 4 dicas para o seu planejamento que vão ser importantes na hora de montar uma loja de personalização.

1) Planeje cada passo, inclusive o passo a ser dado após o próximo passo.

Achou confuso? Calma que explicamos! O que queremos dizer é que você não deve dar o passo maior que a perna ou tentar abraçar o mundo, mas também deve se preparar para o sucesso e crescimento. Exemplo, vamos dizer que você comece sua loja em um espaço pequeno pois não pode pagar um espaço maior. Quem sabe fazer um contrato de locação por menos tempo? O seu sonho é crescer, não é? Já se planeje para ter um site que receba acessos, conte que você precisará de suporte para as mídias digitais… enfim, crescimento deve fazer parte do seu planejamento!

2) Aprenda a dizer NÃO

Para quem está começando, é natural o sentimento de que não se pode recusar nenhum trabalho. Mas isso pode vir a te atrapalhar, é aconselhável que você tenha uma cartilha com o que você pode ou não fazer, com os prazos que você consegue ou não trabalhar, com os materiais que você pode ou não entregar. Não saia dizendo SIM para todo trabalho, pois pode te dar muita dor de cabeça e até mesmo atrapalhar sua reputação. Saiba o que você faz de melhor e aprenda a dizer não! Isso pode te poupar muito tempo, dinheiro e stress.

3) Feito é melhor que perfeito

A sua loja é você e você? Então você sabe o quanto a curva de aprendizado sobre os processos pode ser um tanto demorada. O que estamos querendo dizer? Que o primeiro passo é ser um exímio administrador de tempo e depois um incrível profissional em arte ou técnica. Ser detalhista é ótimo, e é isso que desejamos para você e sua empresa, que ela seja referência em design e resultado, mas gastar TEMPO DEMAIS com pequenos detalhes não é a melhor coisa a se fazer quando a empresa está apenas começando. Não estamos querendo dizer que você pode entregar um trabalho mal feito, longe disso! Estamos dizendo que o que para você está bom, mas não ótimo, na maioria das vezes vai estar mais do que perfeito e suficiente para os seus clientes. São detalhes que eles não vão perceber, pois muitas vezes o prazo é o mais importante.

4) Aprenda a ser como a água

Seja flexível, adapte-se! Muito melhor do que perder a cabeça com um material que não chegou ou uma estampa que deu errado. Faça tudo que está ao seu controle da melhor forma para que o que não está sob o seu controle te atrapalhe o menos possível. Coisas não saem como queremos todos os dias, e está tudo bem. Controle o seu stress e tente ao máximo não levar os problemas do trabalho (como prazos, fornecedores) para casa. O que você não pode resolver naquele momento, não deve lhe causar stress naquele momento. Deixe para resolver quando você puder resolver.

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