As principais dificuldades de quem trabalha com estamparia, independentemente do tamanho, é como garantir que estamos tirando o máximo proveito para obter o maior lucro e prosperar.

Uma das formais mais simples de melhorar sua lucratividade é manter um olhar atento para dentro da sua empresa. Onde sua equipe está investindo seu tempo valioso? Quais processos estão lhe custando produtividade?

Encontrar pequenas maneiras de melhorar que não exijam muito esforço ou investimento é um ótimo caminho que você pode colocar em prática hoje mesmo e, portanto, vamos dar algumas dicas no post de hoje.

shutterstock 2172378041 - 2 erros na estamparia para combater lucrar mais

Atenção a esses 2 erros na estamparia:

Falta de preparação e apoio aos serígrafos

Atenção a este ponto! Afinal, esta é uma das formas mais fáceis e rápidas de aumentar a lucratividade. Para isso, separe as 2 primeiras horas de um turno para acompanhar o seu melhor (e, se possível, mais bem pago) operador de impressão. Então, observe com cuidado o que ele está fazendo, mas não interfira.

Anote tudo o que ele faz no primeiro 1/4 do turno. Veja se:

  • Ele anda de departamento em departamento para obter as informações que precisa para iniciar seu trabalho;
  • Ele perde tempo procurando tintas, rodos, outros equipamentos e ferramentas e substratos.

Caso ele passe cerca de 1/4 de seu turno realizando essas tarefas ao invés de estar imprimindo, talvez seja hora de você rever funções, funcionários e práticas.

Se esse operador é um excelente serígrafo e faz um trabalho de qualidade, você deve garantir que ele tenha um bom salário, e para isso, garantir que as horas que ele passa dentro da sua serigrafia sejam melhor utilizadas. Em outros termos, quanto mais tempo ele gasta em outras coisas que não seja estampando, é menos dinheiro entrando em sua empresa. Sendo assim, para as outras funções você pode contratar um estagiário, jovem aprendiz e até ajudar as pessoas a aprenderem uma nova carreira e a se qualificarem.

Pergunte aos seus melhores serígrafos como você pode ajudar a mantê-los imprimindo em vez de fazer uma atividade menos valiosa.

Falta de instruções e processos

Não deixe as coisas em aberto para interpretação! O que queremos dizer com isso? As pessoas não são burras – são humanas, portanto erram. Dessa forma, não existe o óbvio porque cada pessoa tem um ponto de vista, um background diferente e formas de fazer a mesma coisa.

A única maneira de garantir que você não irá se desapontar com o julgamento de um funcionário é exercendo uma comunicação clara e assertiva e fazendo o bom uso de processos e instruções. 

Quando você confia no bom senso, descobre que as coisas que considera “óbvias” sobre sua estamparia não são tão óbvias, claras ou coerentes – e, sendo assim,  podem confundir até os funcionários mais experientes e aplicados. 

A melhor forma de evitar esses “mal entendimentos” é documentando todos os processos, através de uma linguagem simples e muitas vezes com apoio visual. Checklists também são excelentes ferramentas para garantir que o trabalho siga sempre o mesmo padrão.

Gostou das dicas? Aproveite e veja também: Passos para empreender na estamparia

Compromisso e paixão para empreender

Dicas para montar uma empresa de serigrafia

Se gostou, não deixe de acompanhar o nosso Blog e seguir a Fremplast nas redes sociais: FacebookInstagramYoutube e Twitter.

estamparia

Destaque a sua estamparia da concorrência

Faça sua estamparia se destacar da concorrência. Para ter sucesso na estamparia, você precisa se diferenciar da multidão. Então, Encontre um nicho! O truque é fazer com que sua...

Leia Mais
tintas para tie-dye

Saiba mais sobre a moda tie-dye

Tie-dye é um termo moderno inventado em meados da década de 1960, porém a técnica é muito mais antiga. O processo de tie-dye normalmente consiste em dobrar, torcer e amarrar...

Leia Mais
conversa de serigrafia com Souza

Papo de Serigrafia – Souza, Jornal ...

Hoje trazemos mais um vídeo espetacular que faz parte do nosso projeto: Papo de Serigrafia! Pensa num vídeo com conteúdo. Pensou? Então é só dar o play. Nosso convidado...

Leia Mais