fitas adesivas na serigrafia

Para quem já é “craque” na serigrafia, pode ser que as dicas que vamos dar no post de hoje não sejam grandes novidades. Mas é sempre bom rever alguns truques que podem ajudar a economizar tempo e dinheiro. Para quem está começando, anote as dicas abaixo, elas podem vir a ser úteis mais brevemente do que você imagina!

Escolha a sua fita adesiva preferida para trabalhar ou tenha alguns modelos à mão, acredite: a fita adesiva é uma grande aliada na serigrafia. 3 modelos que são bastante úteis: fita transparente, fita crepe e fita gomada.

Como usar fitas adesivas na serigrafia

Vedação da tela:

A vedação da tela é uma etapa muito importante! Use a fita na borda da tela, na parte de trás. Durante o processo de impressão você pode pressionar demais a tinta e a emulsão quebrar nas extremidades, com a fita você impede que a tinta passe para o seu substrato pelas bordas da matriz e ainda deixa sua tela mais forte.

Para as telas à base de água, você pode usar fita crepe e para as telas à base de solvente usar fita gomada. Dica: coloque a fita nas bordas da tela e também por dentro. O ideal é que a fita ocupe metade da moldura e cerca de 2cm da tela.

 

Cobrindo furos da emulsão

O furo é uma abertura acidental na emulsão, sendo assim não faz parte da arte que deve ser impressa, no entanto ele permite a passagem de tinta causando “defeito” na peça impressa. Uma forma simples, rápida e barata de dar um jeitinho nesse erro é cobrir esse furo de emulsão com a fita adesiva. É uma gambiarra, mas funciona na hora do aperto!

 

Fixando a arte final

A fita adesiva também é usada na hora de posicionar a sua arte para gravar a tela, use uma fita adesiva transparente de boa qualidade para fixar bem a arte ou na tela ou sobre o vidro da caixa de luz.

 

Fazendo arte com a própria fita

E a nossa última dica (de hoje, é claro) é usar a fita adesiva para criar artes! Isso mesmo, você pode colocá-la direto no tecido e com a ajuda de um pincel criar seus desenhos. Abaixo alguns exemplos pra você se inspirar.

fotos: Cindy / The Exchange

 

Gostou das dicas? Aproveite e confira também: Serigrafia em posters: popularizando a sua arte

Se gostou, não deixe de acompanhar o nosso Blog e seguir a Fremplast nas redes sociais: Facebook, Instagram, Youtube e Twitter.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.