Emulsão B+S Verde

Emulsão B+S Verde

Emulsão B+S Verde

Emulsão fotográfica sensibilizável com Bicromato.

INDICAÇÃO:
Excelente resistência à abrasão e a tintas à base de água ou solventes fracos como, por exemplo, aguarrás. Sensibilizável com Bicromato pode ser utilizada com todos os tipos de lâmpadas. Econômica.

PREPARAÇÃO DA MATRIZ:
APLICAÇÃO NA TELA:

PREPARAÇÃO DO TECIDO:
O tecido deve estar completamente limpo, livre de pó, gordura, graxa, resíduos de tintas e de emulsões. A limpeza é indispensável para se conseguir uma perfeita adesão da emulsão nos fios do tecido, melhor uniformidade da camada aplicada, evitar furos e manchas e, consequentemente, aumentar a vida útil da matriz. Limpar o tecido com o Desengraxante LAVGEL Molhar o tecido da matriz e aplicar o Desengraxante, esfregando suavemente sobre toda a superfície, em ambos os lados do tecido. Enxaguar com água corrente até a eliminação total do produto.

SENSIBILIZAÇÃO DE EMULSÃO COM BICROMATO:
Devido às propriedades do Bicromato, calcular e preparar a quantidade de emulsão será utilizado em um período máximo de 3 a 4 dias. Adicionar à emulsão na proporção de 10% para cada parte de emulsão (em ml). Mexer bem. Deixar descansar por duas horas com a tampa entreaberta para eliminação de bolhas de ar.

APLICAÇÃO NA TELA:
Recomendamos sempre utilizar um aplicador que cubra a largura total da tela. Não utilizar um aplicador pequeno para dar várias passado lado a lado, pois irá formar camada sem uniformidade. Aplicar a emulsão com a tela em pé, um pouco inclinada. Aplicar sempre 1 a 2 demãos no lado externo e sem secar, 2 demãos pelo lado interno. (Lado onde se passa o rodo de impressão). Após a secagem, se for necessário melhorar a planeidade ou espessar a camada fotográfica, podem ser aplicadas demãos adicionais.

SECAGEM:
Deixar secar sempre na posição deitada, com o lado interno (onde se passa o rodo) para cima. O tempo de secagem é relativo a abertura do tecido, o tipo de emulsão e camada que foi aplicada. A estufa de secagem deve ter entrada de ar quente, com saída de ar. Para as emulsões sensibilizadas com Bicromato a temperatura não deve passar dos 40 graus C. Se não possuir uma estufa, deixar secar naturalmente em lugar seco, escuro e livre de poeira. Cuidado para não jogar poeira na tela caso queira usar um ventilador. Cuidado com uso de Soprador Térmico pois o uso do mesmo provoca o início da ação do sensibilizante. Para matrizes com tecidos abertos e camadas espessas, deixar secar por períodos maiores para garantir a total evaporação da água. No caso de emulsões sensibilizadas com Bicromato, expor e revelar a matriz logo que a camada esteja seca, pois após algumas horas a emulsão estará total ou parcialmente endurecida, mesmo não tendo sido exposta à luz.

EXPOSIÇÃO:
A perfeita reprodução da imagem depende de alguns fatores:

– POSITIVO:
As áreas escuras devem estar bem intensas para bloquearem completamente a passagem de luz. As demais áreas devem ser limpas, transparentes e livres de pó. Fotolitos leitosos ou papel vegetal não são indicados em trabalhos de precisão e reticula. Um mau contato entre o Positivo e a tela emulsionada irá causar infiltração de luz e assim ocasionando perda de resolução. O ideal é utilizar uma mesa a vácuo.

-FONTE DE LUZ:
Para emulsões sensibilizadas com Diazo é necessária uma fonte rica em raios ultravioleta. (Lâmpadas alógenas, ou vapor de mercúrio) e de preferência que seja de fonte luz única, pois as lâmpadas fluorescentes (tubulares) produzem luz difusa sem foco que não é ideal para detalhes finos.

-TEMPO DE EXPOSIÇÃO:
A exposição correta é muito importante para obtenção de uma ótima resolução, definição e vida útil da matriz. Tecidos amarelos e telas com relevo necessitam de uma exposição mais longa. Se o tempo de exposição for insuficiente o lado interno da tela não estará completamente endurecida se soltará durante a revelação (jato de água). Quando o tempo for demasiado haverá perda de detalhes finos e pequenos. O tempo correto de exposição depende de vários fatores (distância da lâmpada em relação à tela, vida útil da lâmpada, potência da lâmpada, tipo de emulsão, tempo de secagem, entre outros). Utilizar o controlador de tempo Fotograv para controle deste parâmetro.

REVELAÇÃO:
Colocar a tela numa pia e pulverizar suavemente os dois lados. Após 1 a 2 minutos a pressão pode ser aumentada um pouco. Utilize um bico de revelação que forme um leque de gotículas tipo pulverização se for utilizar a WAP use em forma de leque reservando uma distância. Continuar até que todas as partes da imagem fiquem claras e nítidas. Para telas de relevo deixar de molho durante pelo menos 30 minutos antes de começar a revelação.

SECAGEM FINAL E RETOQUES:
Secar com ajuda de ar quente. Algumas manchas ou pontos escuros, geralmente causados por poeiras ou manchas sobre o positivo, devem ser retocadas com nossos bloqueadores Solv ou Acqua (vide boletim técnico). A tela estará pronta para impressão.

ARMAZENAGEM:
Armazenar em local fresco e ventilado.

Pote lacrado 24 meses. Quando adicionada Diazo 4 dias Quando adicionada Bicromato 4 dias. Tela emulsionado com Bicromato 4 horas.

Para todos os produtos da linha Emulsões & Químicos o usuário ou técnico deve rigorosamente levar em consideração o uso de EPI (luvas, óculos, mascaras, aventais e etc) em obediência a lei de normas técnicas sobre uso de produtos químicos. Não fumar quando estiver utilizando o produto e trabalhar em local fresco, seco e ventilado. A necessidade da FISQP dos produtos deverá ser solicitada junto ao nosso depto técnico.

A Fremplast reserva o direito de atualizar este Boletim Técnico, com o intuito de melhorar as informações sobre o uso deste produto sem aviso prévio. Todas as informações neste Boletim Técnico são baseadas em testes em nosso laboratório e em experiências de clientes que operam com este sistema de aplicação. A Fremplast recomenda que todos os produtos sejam previamente testados para um bom resultado e segurança.

Para maiores informações entre em contato: SAC: 0800 – 772 – 1069 / 55 11 2489-6969 / [email protected].

LEMBRE-SE:
Equipamentos de proteção individual (EPI) são indispensáveis para o manuseio desde produto. O uso de produtos químicos dentro das normas ambientais e de segurança é um dever de todos.